Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 09 > Campus Patos realiza segunda edição do Desafio Estrutural

Campus Patos realiza segunda edição do Desafio Estrutural

Segunda Edição do "Desafio Estrutural do IFPB Campus Patos: Ponte de Macarrão"

Estudantes de Edificações constroem Ponte de Macarrão durante a VI SEMATEC
publicado: 20/09/2017 05h19 última modificação: 20/09/2017 18h17

Ocorreu nessa terça-feira (19/09) a segunda Edição do "Desafio Estrutural do IFPB Campus Patos: Ponte de Macarrão". A competição é feita por estudantes do terceiro ano do curso Técnico Integrado de Edificações, que ao todo foram 6 peças inscritas.

As estruturas foram criadas para a Competição de Pontes de Macarrão da Instituição, e os testes realizados mediram as dimensões das pontes e o peso, que tinha que ter, no máximo, 800 gramas (g), de acordo com o edital do projeto lançado aos estudantes, intitulado como Desafio Estrutural do IFPB Campus Patos: Ponte de Macarrão.
Caso “ultrapasse 800 gramas ou então não atendesse as condições de comprimento e caso passasse na prova de carga”, esclareceu o coordenador do curso, prof. Dr. Danniel Claudio de Araujo.

Além das medições, posteriormente foram feitas provas de carga, nas quais as pontes tinha que resistir o peso de uma estrutura metálica de quase 6 Kg e mais 10 Kg de peso. A equipe vencedora suportou uma carga de 20 kg composta pela as alunas: Maria Flávia Dayane Silva Feitosa, Milena Gonçalves Soares, Thamires Brito Gomes de Oliveira e Paloma de Sousa Duarte.
A competição foi coordenada professor Danniel Claudio de Araujo, que leciona a disciplina Estabilidade das construções do curso Técnico Integrado de Edificações.

A competição é realizada por cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Técnico em Edificações em diversas instituições de ensino no Brasil e também país afora. A Instituição lança o desafio para os estudantes do curso de Edificações, com base em critérios estabelecidos no evento previamente trazido pela Universidade Federal Rio Grande do Sul – UFRGS, em 2004.

PontePontePonte
Ponte Ponte Ponte