IFPB inaugura ginásio poliesportivo no Campus Princesa Isabel
Equipamento beneficiará diretamente cerca de 800 pessoas da comunidade interna
A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, inaugurou nesta sexta-feira, 8 de agosto, o Ginásio Poliesportivo do Campus Princesa Isabel. O novo espaço, há muito aguardado pela comunidade acadêmica, visa atender à demanda por um local adequado para a prática de esportes. A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades, pró-reitoras, professores, servidores técnico administrativos e estudantes, além de diretores de outros campi.
Com 1.343,15 m² de área construída e capacidade para 210 pessoas sentadas, o ginásio beneficiará diretamente cerca de 800 membros da comunidade interna do campus. A estrutura, que conta com dois vestiários e banheiros acessíveis, também servirá à comunidade externa por meio de parcerias futuras com escolas municipais e estaduais. O investimento total na obra foi de aproximadamente R$ 2 milhões, provenientes de emendas parlamentares.
A reitora Mary Roberta destacou a versatilidade do novo equipamento do Campus Princesa Isabel. Além de promover a saúde física e mental pela prática esportiva, o espaço será palco para feiras de ciências, eventos artísticos, apresentações de projetos de pesquisa e extensão, bem como colações de grau. A reitora agradeceu o apoio da bancada paraibana para a concretização da obra, bem como de outros parceiros institucionais. “Todo esse trabalho conjunto é para o engrandecimento do Instituto e da região de Princesa Isabel”.
A construção do ginásio foi viabilizada por recursos iniciais da ex-deputada federal Edna Henriques e do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), que também garantiu verbas adicionais para a conclusão da obra. Na solenidade, Ruy lembrou que o espaço é importante não só para o IFPB, mas para toda a região. “Tenho certeza de que o ginásio, que é grandioso, vai atender sobretudo aos alunos, mas não tenho dúvida que nós teremos aí atividades das cidades circunvizinhas".
O deputado também ressaltou a confiança da bancada paraibana no Instituto. "O IFPB tem uma presença técnica nas regiões e ele dá um resultado prático e rápido. Sou entusiasta do IFPB", afirmou". O parlamentar anunciou que também destinará recursos para a construção de um auditório no Campus Princesa Isabel.
A diretora-geral do campus, Jordânia de Lucena, expressou grande alegria na inauguração do ginásio poliesportivo. “Hoje é um dia de grande felicidade e de grande emoção, por entregarmos esse ginásio poliesportivo a toda a comunidade da Serra do Teixeira, a toda a comunidade acadêmica de Princesa Isabel”. Já o vereador Irismar Mangueira, na ocasião representando o prefeito de Princesa Isabel, Ednaldo de Melo (Garrancho), agradeceu o investimento de Edna Henriques e Ruy Carneiro na obra. Ex-aluno do Instituto, ele enfatizou o bom relacionamento entre a prefeitura e o IFPB.
Durante a cerimônia, também houve a entrega oficial de outros dois espaços à comunidade acadêmica: um Laboratório de Informática; e um Laboratório de Revit e BIM, que é um espaço dedicado ao aprendizado e à prática das ferramentas e metodologias BIM (Modelagem de Informação da Construção, utilizando o software Autodesk Revit).
Estudantes celebram conquista do campus
Na cerimônia, o aluno Marcos Daniel Souza, do 3º ano do curso técnico em Informática, discursou em nome de todos os estudantes. Ele destacou a importância do equipamento para os alunos e ressaltou o potencial transformador do esporte. "É uma obra que vai contribuir, ainda mais, para a vida dos estudantes. Muitas pessoas tiveram a vida transformada pelo esporte e ver esse ginásio no campus é algo grandioso", afirmou.
João Lucas Belarmino e Davi Isídio Castro, ambos do 3º ano do curso técnico em Edificações, comentaram a relevância do ginásio para o Instituto e para a população de Princesa Isabel. "A gente sabe a importância do esporte enquanto instrumento de transformação social e que está presente em diversas práticas da comunidade", disse João Lucas. Davi completou: "É algo que a gente estava esperando há muito tempo. Então, vamos aproveitar esse espaço e ingressar em algum esporte, porque o esporte é para todos". Cecília Lorrane, do 1º ano de Edificações, concorda com os colegas. "Vai ser um grande incentivo para os nossos alunos aproveitarem ainda mais o esporte", concluiu.




