IFPB discute execução do projeto "Residência em Games" no MCTI

IFPB discute execução do projeto Residência em Games durante reunião no MCTI (10).jpeg

Iniciativa vai beneficiar estudantes da Paraíba, Ceará, Bahia e Pernambuco

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, esteve nesta terça-feira (8) em reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para buscar agilizar o projeto “Parceria Residência em Games”. A iniciativa será executada em quatro estados do Nordeste e conta com apoio financeiro da empresa Huawei.

O encontro em Brasília ocorreu no gabinete do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes/MCTI), Inácio Arruda, e contou com a presença do deputado federal Luiz Couto (PT-PB), entre outras autoridades. O parlamentar paraibano acompanhou a reitora do IFPB para apoiar a demanda por maior celeridade na tramitação de questões essenciais à execução do projeto.

“Este é um projeto que submetemos para capacitação em Games Digitais voltada à Indústria 4.0. A reitora do IFPB, junto com reitores de outros institutos, com o apoio do deputado Luiz Couto, tratou no encontro em Brasília de encaminhamentos para a liberação dos recursos e início da execução do projeto”, explicou o professor Michel Coura Dias, ponto focal do IFPB para o projeto “Residência em Games”.

Com investimentos de R$ 16 milhões, o projeto “Parceria Residência em Games” integra o Programa Prioritário de Informática (PPI) e deve beneficiar cerca de 2 mil bolsistas. A iniciativa é considerada estratégica para o fortalecimento da indústria de jogos digitais no Nordeste. Além do Instituto Federal da Paraíba, o projeto inclui o Instituto Federal do Ceará,  o Instituto Federal da Bahia e a empresa Softex (Pernambuco).

Conforme Michel Dias, os recursos são provenientes de um aporte da Huawei por meio do PPI. O projeto conta com duas etapas, e estão previstas bolsas para os estudantes e investimentos em infraestrutura. “A expectativa é que vários campi do IFPB, de várias regiões do Estado, sejam beneficiados”, afirma o docente, ressaltando que serão quase 500 alunos capacitados na Paraíba. Dias acrescentou que serão instalados laboratórios de capacitação com recursos tecnológicos de ponta nos campi, proporcionando o desenvolvimento de novas competências técnicas para alunos e professores.