Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 07 > IFPB discute execução do projeto "Residência em Games" no MCTI

Noticia

IFPB discute execução do projeto "Residência em Games" no MCTI

Iniciativa vai beneficiar estudantes da Paraíba, Ceará, Bahia e Pernambuco
por Angélica Lúcio publicado: 08/07/2025 15h48 última modificação: 08/07/2025 15h49

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, esteve nesta terça-feira (8) em reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para buscar agilizar o projeto “Parceria Residência em Games”. A iniciativa será executada em quatro estados do Nordeste e conta com apoio financeiro da empresa Huawei.

O encontro em Brasília ocorreu no gabinete do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes/MCTI), Inácio Arruda, e contou com a presença do deputado federal Luiz Couto (PT-PB), entre outras autoridades. O parlamentar paraibano acompanhou a reitora do IFPB para apoiar a demanda por maior celeridade na tramitação de questões essenciais à execução do projeto.

“Este é um projeto que submetemos para capacitação em Games Digitais voltada à Indústria 4.0. A reitora do IFPB, junto com reitores de outros institutos, com o apoio do deputado Luiz Couto, tratou no encontro em Brasília de encaminhamentos para a liberação dos recursos e início da execução do projeto”, explicou o professor Michel Coura Dias, ponto focal do IFPB para o projeto “Residência em Games”.

IFPB discute execução do projeto Residência em Games durante reunião no MCTI (10).jpegCom investimentos de R$ 16 milhões, o projeto “Parceria Residência em Games” integra o Programa Prioritário de Informática (PPI) e deve beneficiar cerca de 2 mil bolsistas. A iniciativa é considerada estratégica para o fortalecimento da indústria de jogos digitais no Nordeste. Além do Instituto Federal da Paraíba, o projeto inclui o Instituto Federal do Ceará,  o Instituto Federal da Bahia e a empresa Softex (Pernambuco).

Conforme Michel Dias, os recursos são provenientes de um aporte da Huawei por meio do PPI. O projeto conta com duas etapas, e estão previstas bolsas para os estudantes e investimentos em infraestrutura. “A expectativa é que vários campi do IFPB, de várias regiões do Estado, sejam beneficiados”, afirma o docente, ressaltando que serão quase 500 alunos capacitados na Paraíba. Dias acrescentou que serão instalados laboratórios de capacitação com recursos tecnológicos de ponta nos campi, proporcionando o desenvolvimento de novas competências técnicas para alunos e professores.