Noticia
IFPB participa de reunião estratégica com grupo chinês CETC54
Discutir possibilidades de parceria entre instituições de ensino e pesquisa paraibanas e o 54th Research Institute of China Electronics Technology Group Corporation (CETC54), um instituto chinês com operação global. Este foi o objetivo de uma reunião estratégica, em João Pessoa, promovida pelo governo do Estado. O encontro ocorreu segunda-feira (16) na Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), contando com a presença da reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, além de dirigentes de outras instituições.
Articulada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), a reunião apresentou o potencial acadêmico e científico das universidades paraibanas aos parceiros internacionais. A ideia é avançar nas discussões sobre futuras colaborações, com foco em projetos conjuntos nas áreas de tecnologia, inovação e pesquisa científica.
A comitiva do CETC54, uma das mais importantes instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da China, era composta pelo vice-presidente do grupo, Li Lifeng; pelo engenheiro-chefe, Zheng Yuanpeng; pelo diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, Wu Yang; pelo gerente de Projetos de Cooperação Internacional, Li Jingnan; e pelo pesquisador sênior Deng Xinpeng.
Encontro marca avanço na política de internacionalização
Conforme o titular da Secties, Cláudio Furtado, a reunião marcou mais um avanço na política de internacionalização do Governo da Paraíba. “Estamos criando conexões com instituições científicas de referência internacional, o que abre portas para intercâmbios acadêmicos, projetos de pesquisa colaborativa e atração de investimentos em tecnologia de ponta para o nosso estado”, afirmou o secretário.
O secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, Marcus Vinícius David, também participou da reunião. Na oportunidade, ele ressaltou que a iniciativa está alinhada à política do Governo Federal de integrar os países dos Brics em ciência e inovação. “Nossa intenção é promover não só parcerias entre universidades, mas também uma aproximação com os setores produtivos, e é isso que vemos aqui hoje”.
Para a reitora Mary Roberta, o encontro foi uma oportunidade de reunir diversas instituições da Paraíba, fortalecendo os trabalhos que já vêm sendo realizados de forma conjunta pelas entidades, como o projeto do radiotelescópio Bingo (projeto de cooperação internacional liderado por pesquisadores brasileiros). “Pudemos ver que, a partir dessa iniciativa, podemos desencadear novos projetos. A partir da vinda dos representantes do CETC, capitaneada pela Secties, o que abrirá novas possibilidades de parcerias”, afirmou. “O IFPB está à disposição e muito motivado para que possamos nos engajar nesse processo e estreitar os trabalhos nas áreas que o CETC atua e fortalecer as áreas que o IFPB já atua também”, completou.
Também participaram da reunião, a reitora da UFPB, Terezinha Domiciano; a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Célia Regina; o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Camilo Farias; o diretor do Instituto Nacional do Semiárido, Etham Barbosa; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba; Rangel Júnior, entre outros.
DGCOM/IFPB