Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 06 > Caravana da Ouvidoria discute assédio e discriminação com estudantes

Noticia

Caravana da Ouvidoria discute assédio e discriminação com estudantes

Atividade aconteceu nesta terça-feira (17) no Campus Cabedelo
por Heranir Oliveira publicado: 18/06/2025 08h18 última modificação: 18/06/2025 12h32

Em uma instituição de ensino, cada espaço - sala de aula, corredor, biblioteca, pátio - deveria ser sinônimo de acolhimento, respeito e crescimento. No entanto, nem sempre é assim. Silenciosamente, o assédio e a discriminação podem atravessar a rotina de estudantes e servidores, ferindo a autoestima, minando a confiança e afetando sonhos. É por isso que falar sobre isso é urgente. Foi com este objetivo que teve início nesta terça-feira (17) a Caravana da Ouvidoria do IFPB.

A Caravana, cujo ponto de partida foi o Campus Cabedelo, marca o início de uma série de ações que serão realizadas em diversos campi da instituição, levando informação, diálogo e acolhimento para a comunidade acadêmica. A atividade também integra a Semana Nacional de Mobilização para a Prevenção e o Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, instituída pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A proposta é reforçar, em âmbito nacional, o compromisso com ambientes institucionais mais saudáveis, seguros e respeitosos.WhatsApp Image 2025-06-17 at 20.59.05.jpeg

No auditório do Campus Cabedelo a Ouvidora Edezilda Sales apresentou aos estudantes o papel da Ouvidoria, falou sobre a Plataforma Fala BR – canal oficial de denúncias e manifestações – e o Guia Lilás, material orientador sobre assédio moral e sexual na administração pública.

A Presidente do Comitê para o Monitoramento do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento da Discriminação no IFPB, Rivânia Silva, explicitou os tipos de assédio (moral e sexual), de discriminação e de situações em estes casos não são considerados. A representante da Rede de Combate ao Assédio do IFPB, Lamara Silva, falou da atuação dos Núcleos de Combate ao Assédio (NUCA) nos campi da Instituição.WhatsApp Image 2025-06-17 at 20.48.34.jpeg

Os estudantes ouviram atentamente todas as explicações e puderam tirar dúvidas com a equipe da Ouvidoria. Para a estudante Laura Vitória, do Curso Técnico em Meio Ambiente, é importante discutir questões que muitas vezes acabam sendo oprimidas e não ganham visibilidade por parte de quem sofre. Ao final foi realizado um sorteio de ecobags confeccionadas por alunos do Curso de Modelagem do Vestuário do Campus Pedras de Fogo.

A Diretora do Campus Cabedelo, Turla Alquete, enalteceu a importância da Caravana da Ouvidoria. “Discutir o enfrentamento ao assédio e a discriminação são pautas que estão no nosso dia a dia, e que acontecem também dentro de nossa instituição. Saber quais são os direitos e deveres de cada um de nós é muito importante para que tenhamos um clima institucional de tranquilidade e boa convivência.”WhatsApp Image 2025-06-17 at 20.47.00.jpeg

”O IFPB não tolera nenhum tipo de discriminação e assédio, a escola como formadora de cidadãos precisa estar atenta ao combate e a prevenção destes casos. Só o conhecimento pode fazer com que as pessoas compreendam quais são as práticas e que evitem fazê-las” disse Rivânia Silva.

“Essa caravana é uma oportunidade de dialogarmos abertamente sobre situações que, muitas vezes, são silenciadas. Promover informação e abrir canais de acolhimento são tarefas essenciais para enfrentarmos essas práticas e assegurarmos um ambiente educativo saudável e seguro para todos ” disse a Ouvidora Edezilda Sales.

WhatsApp Image 2025-06-17 at 08.29.20.jpegIntegram a equipe da Ouvidoria do IFPB os servidores: Cristiano Meireles Ouvidor substituto, Natália Lima Gestora do SIC (Sistema de Informação ao Cidadão) e Guilherme Rangel gestor substituto do SIC. 

Confira Aqui a página da Ouvidoria do IFPB.

*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

registrado em: