Noticia
Caravana da Ouvidoria discute assédio e discriminação com estudantes
Em uma instituição de ensino, cada espaço - sala de aula, corredor, biblioteca, pátio - deveria ser sinônimo de acolhimento, respeito e crescimento. No entanto, nem sempre é assim. Silenciosamente, o assédio e a discriminação podem atravessar a rotina de estudantes e servidores, ferindo a autoestima, minando a confiança e afetando sonhos. É por isso que falar sobre isso é urgente. Foi com este objetivo que teve início nesta terça-feira (17) a Caravana da Ouvidoria do IFPB.
A Caravana, cujo ponto de partida foi o Campus Cabedelo, marca o início de uma série de ações que serão realizadas em diversos campi da instituição, levando informação, diálogo e acolhimento para a comunidade acadêmica. A atividade também integra a Semana Nacional de Mobilização para a Prevenção e o Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, instituída pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A proposta é reforçar, em âmbito nacional, o compromisso com ambientes institucionais mais saudáveis, seguros e respeitosos.
No auditório do Campus Cabedelo a Ouvidora Edezilda Sales apresentou aos estudantes o papel da Ouvidoria, falou sobre a Plataforma Fala BR – canal oficial de denúncias e manifestações – e o Guia Lilás, material orientador sobre assédio moral e sexual na administração pública.
A Presidente do Comitê para o Monitoramento do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento da Discriminação no IFPB, Rivânia Silva, explicitou os tipos de assédio (moral e sexual), de discriminação e de situações em estes casos não são considerados. A representante da Rede de Combate ao Assédio do IFPB, Lamara Silva, falou da atuação dos Núcleos de Combate ao Assédio (NUCA) nos campi da Instituição.
Os estudantes ouviram atentamente todas as explicações e puderam tirar dúvidas com a equipe da Ouvidoria. Para a estudante Laura Vitória, do Curso Técnico em Meio Ambiente, é importante discutir questões que muitas vezes acabam sendo oprimidas e não ganham visibilidade por parte de quem sofre. Ao final foi realizado um sorteio de ecobags confeccionadas por alunos do Curso de Modelagem do Vestuário do Campus Pedras de Fogo.
A Diretora do Campus Cabedelo, Turla Alquete, enalteceu a importância da Caravana da Ouvidoria. “Discutir o enfrentamento ao assédio e a discriminação são pautas que estão no nosso dia a dia, e que acontecem também dentro de nossa instituição. Saber quais são os direitos e deveres de cada um de nós é muito importante para que tenhamos um clima institucional de tranquilidade e boa convivência.”
”O IFPB não tolera nenhum tipo de discriminação e assédio, a escola como formadora de cidadãos precisa estar atenta ao combate e a prevenção destes casos. Só o conhecimento pode fazer com que as pessoas compreendam quais são as práticas e que evitem fazê-las” disse Rivânia Silva.
“Essa caravana é uma oportunidade de dialogarmos abertamente sobre situações que, muitas vezes, são silenciadas. Promover informação e abrir canais de acolhimento são tarefas essenciais para enfrentarmos essas práticas e assegurarmos um ambiente educativo saudável e seguro para todos ” disse a Ouvidora Edezilda Sales.
Integram a equipe da Ouvidoria do IFPB os servidores: Cristiano Meireles Ouvidor substituto, Natália Lima Gestora do SIC (Sistema de Informação ao Cidadão) e Guilherme Rangel gestor substituto do SIC.
Confira Aqui a página da Ouvidoria do IFPB.
*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM