Noticia
IFPB e TCU discutem parceria nas ações de participação cidadã na Paraíba
A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, recebeu nesta quarta-feira (30), o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Claudivan Costa, para tratar de uma parceria voltada à divulgação das ações de participação cidadã promovidas pelo TCU. A reunião foi realizada no gabinete da Reitoria, localizado no Edifício Coriolano de Medeiros, em João Pessoa.
Representando o TCU, Claudivan Costa apresentou as diretrizes atuais da instituição, com ênfase no diálogo institucional e na participação cidadã. Ele destacou que o objetivo é estimular o engajamento da sociedade nas ações fiscalizatórias desenvolvidas pelo Tribunal, e ressaltou que essa parceria com o IFPB já foi bem-sucedida em outros estados — e que, na Paraíba, também tem grande potencial de êxito.
Durante o encontro, Claudivan evidenciou a capilaridade do Instituto, que está presente em todas as microrregiões do estado. A reitora Mary Roberta apresentou a estrutura do IFPB, mencionando os cursos ofertados em diversos níveis de ensino e o alcance da instituição, que atualmente conta com 21 campi em 19 municípios paraibanos, além da previsão de implantação de mais quatro unidades nas cidades de Sapé, Mamanguape, Queimadas e Alagoa Grande.
Força-Tarefa Cidadã
A proposta discutida inclui a divulgação da iniciativa Força-Tarefa Cidadã, promovida pelo TCU em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB). A ação visa cadastrar e capacitar voluntários interessados em fiscalizar obras de escolas e creches vinculadas ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação.
As inscrições estão abertas neste link e mais informações podem ser obtidas no site do Observatório Social do Brasil. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: forcatarefa@osbrasil.org.br.
Os voluntários passarão por um treinamento on-line oferecido pelo TCU, disponível neste link, que os qualificará para realizar visitas técnicas às obras, identificar possíveis problemas e registrar as informações no aplicativo #UniãoCidadã.
A retomada dessas obras pode viabilizar mais de 700 mil vagas para crianças e jovens da educação básica e profissionalizante. A participação cidadã amplia a capacidade de fiscalização e contribui para evitar falhas e atrasos, garantindo a qualidade e a conclusão das obras no prazo previsto.
Mais detalhes sobre a Força-Tarefa Cidadã estão disponíveis no Portal do TCU, além das redes sociais oficiais do Tribunal: Facebook e Instagram.
Iris Souto Maior - jornalista do IFPB