IFPB apresenta Programa de Educação Digital ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Deputado Ruy Carneiro participou da reunião com a Diretoria de Extensão Tecnológica
A Diretoria de Extensão Tecnológica, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do Instituto Federal da Paraíba, esteve em Brasília, no dia 20 de maio cumprindo agenda institucional junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de apresentar o Programa Educação Digital (PED) e dialogar sobre possibilidades de cooperação e apoio à sua execução.
A Diretora de Extensão Tecnológica, Alexsandra Chaves, foi recebida pela ministra Luciana Santos, em uma articulação do deputado federal Ruy Carneiro. “Ele tem atuado no Congresso Nacional em defesa da ampliação de políticas públicas voltadas à educação”, frisou a professora Alexsandra.
O Programa Educação Digital é uma iniciativa da PROEXC, que busca promover o acesso equitativo às tecnologias digitais, formação cidadã e qualificação para o mundo do trabalho, tendo como público prioritário grupos em situação de vulnerabilidade, como mulheres, comunidades tradicionais, pessoas com deficiência, entre outros. Por meio do PED, podem ser oferecidos cursos de extensão na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) de 160 horas.
A proposta contempla percursos formativos em competências digitais, nos níveis básico e avançado, desenvolvimento de habilidades essenciais para a cultura digital contemporânea, bem como a valorização dos saberes tradicionais. Durante o encontro, foram discutidas estratégias de articulação institucional e captação de recursos, com o propósito de viabilizar a implementação do PED em maior escala, fortalecendo sua sintonia com as diretrizes nacionais de inclusão, inovação e cidadania digital.
“Nosso compromisso é garantir que a inclusão digital chegue a quem mais precisa, com acesso, formação e protagonismo. O PED representa essa missão. Com essa iniciativa, o IFPB reforça o papel como agente transformador no combate às desigualdades sociais por meio da extensão e da inovação tecnológica ", destaca Alexsandra Chaves.
Ela explicou que a Proexc deve lançar um edital de adesão para os campi interessados em participar do PED, com até 30 estudantes por turma tendo estes grupos prioritários como público-alvo. Segundo Alexsandra, o projeto se encaixaria na linha de investimento do MCTI voltada ao letramento digital básico.
A proposta do IFPB está sendo analisada pelo Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, que tem a frente a diretora Juana Pereira. A intenção da Proexc é que todos os 21 campi do IFPB pudessem ofertar o PED, mas para isto precisam de recursos financeiros específicos.


