Contas de e-mail de servidores passam a ter limite de 10GB
As contas de servidores acima desta cota de 10GB precisam liberar espaço para voltar a utilizar os serviços do Google
As contas de e-mail institucional dos servidores passarão a ter limite (cota) de 10GB a partir desta sexta-feira (07/02). A decisão foi tomada com base na Norma de Uso do Serviço de Armazenamento em Nuvem para as plataformas digitais da Google e da Microsoft, aprovada pelo Comitê de Governança Digital (CGD) do Instituto Federal da Paraíba.
De acordo com a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI), os servidores que tiverem suas contas suspensas, por estarem acima desta cota de armazenamento, devem analisar seu uso atual e excluir todos os arquivos desnecessários no Google Drive, Gmail e Google Fotos.
Para isso, é necessário realizar os passos abaixo:
- Para revisar o uso do armazenamento e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Drive, acesse https://drive.google.com/drive/quota .
- Para pesquisar e excluir e-mails desnecessários ou grandes, acesse Gerenciar arquivos no armazenamento do Google Drive e siga as instruções do Gmail.
- Se após realizar as etapas anteriores, você ainda tiver arquivos que precisa manter, faça a migração destes para o One Drive da Microsoft. Como o IFPB possui parceria firmada para uso do Office 365, todos os alunos e servidores, que têm email institucional e/ou acadêmico do instituto, podem fazer o cadastro e aproveitar os recursos da ferramenta online, como reuniões ilimitadas e espaço de 100GB de armazenamento no One Drive associado.
A DGTI informa que a conta da Microsoft poderá ser criada através deste link.
Esta medida visa adequar o uso do armazenamento de dados dos usuários do IFPB aos novos limites impostos pela Google, segundo afirmou o Diretor Geral de TI, Fábio Albuquerque. O IFPB, que utiliza o Google Workspace for Education, tem atualmente um limite total de 160 terabytes compartilhados entre todos os usuários,
Acesse aqui a Resolução que aprovou a Norma de Uso do Serviço de Armazenamento em Nuvem.
DGCOM com informações da DGTI

