Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 10 > IFPB celebra 115 anos com destaque ao protagonismo estudantil

Noticia

IFPB celebra 115 anos com destaque ao protagonismo estudantil

Cerimônia foi realizada na Casa Rosada com participação massiva de alunos e alunas
por Angélica Lúcio publicado: 30/09/2024 16h59 última modificação: 30/09/2024 17h10

O protagonismo dos estudantes — que são a razão de existir da instituição — foi o tema principal da celebração realizada na sede da Reitoria, na sexta-feira (27) à tarde, para marcar os 115 anos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A abertura da solenidade ocorreu no auditório da Reitoria, com poesia, dança, música e homenagens, e o restante da programação, em outras áreas da Casa Rosada.

Em seu discurso, a reitora Mary Roberta Meira Marinho afirmou que os estudantes são um grande orgulho para a instituição e, por isso, nada melhor do que celebrar os 115 anos do IFPB proporcionando visibilidade aos projetos e atividades desenvolvidos pelos alunos e alunas.

“A gente quis trazer, nessa história, o presente que é o nosso futuro, que são os nossos estudantes. A gente tem mesmo que festejar, tem mesmo que agradecer a presença de vocês aqui”, afirmou a dirigente. “Sem vocês, não estaríamos vivendo esse momento, e nem com essa força”, complementou a reitora, ressaltando que a vitalidade dos estudantes alimenta e energiza docentes e técnicos administrativos na luta por dias melhores.  

“A gente também tem de lembrar, nesses 115 anos, de um grande feitor de nossa instituição, que seguiu a visão do que pensou Nilo Peçanha, quando criou a Escola de Aprendizes e Artífices, e trouxe toda essa experiência lá em 2008 com a criação dos institutos federais, que é o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, acrescentou a reitora Mary Roberta. 

A programação de aniversário contou com apresentação de dança e de música, execução de coral de Libras,  exibição de vídeo, desfile, mostra de robótica, entrega de prêmios e exposição de projetos desenvolvidos pelos estudantes, incluindo lançamento de livro e de uma mostra culinária de dar água na boca. Tais atividades foram  realizadas por representantes de 16 campi: Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita e Sousa.

27092024_cerimonia-de-celebracao-115-anos-IFPB 9.jpg 27092024_cerimonia-de-celebracao-115-anos-IFPB 120.jpg27092024_cerimonia-de-celebracao-115-anos-IFPB 2.jpg

Os estudantes que brilharam na final da Huawei ICT Competition edição 2023-2024, na China, competindo, sonhando, vibrando e levando o nome do IFPB a um novo patamar, também foram homenageados, bem como seus tutores, durante a cerimônia de abertura.

Ainda no auditório, o estudante João Gabriel, do curso de Agroecologia do Campus Sousa, declamou uma poesia feita por ele em homenagem ao IFPB e seus 115 anos, enquanto era exibido um vídeo comemorativo para celebrar o aniversário do Instituto. Já no pátio, também houve uma exposição de artesanato, com peças produzidas por aposentados da instituição e o show de um trio de forró-pé-de-serra do Campus Monteiro.

Homenagem a Almiro Ferreira e José William Montenegro

Durante a celebração pelos 115 anos do IFPB, houve outros dois acontecimentos memoráveis : visitação à exposição “Gestor Almiro de Sá Ferreira — Preparando a Escola para o Século XXI”, que foi montada no Núcleo de Documentação; e entrega da Medalha Coriolano de Medeiros ao engenheiro e empresário José William Montenegro Leal.

O engenheiro disse que se sentia honrado e envaidecido por receber tal comenda de uma instituição como o IFPB. “Tive a grata satisfação de participar do Conselho, acho que em duas oportunidades, e isso faz com que coroe, também, um período de dedicação da gente. Estive aqui representando a Federação das Indústrias, e da Construção Civil, na qualidade de entidades empresariais”, disse.

E complementou: “A Escola Técnica, o Cefet, o IFPB tem uma história na Paraíba, no Brasil. É uma das maiores formadoras de mão de obra qualificada, extremamente profissional, competente. Hoje a gente vê um Instituto Federal grande, presente em toda a Paraíba, permeando o Estado todo, disseminando educação, disseminando cultura e ensinando os jovens a serem os homens do futuro. Então, muito me lisonjeia receber a comenda Coriolano de Medeiros”, comentou o empresário José William Montenegro.

A cerimônia em alusão aos 115 anos do Instituto foi transmitida em tempo real pelo canal da TV IFPB no YouTube. Confira aqui.

UM POUCO DE HISTÓRIA - O Instituto Federal da Paraíba foi criado em 23 de setembro de 1909, pelo ex-presidente da República Nilo Peçanha, com o nome de Escola de Aprendizes Artífices.  As atividades da escola só começaram em 1910, num espaço cedido pela Polícia Militar. Em 1929, a escola estava consolidada, ocupando o prédio onde hoje funciona a Reitoria do IFPB no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. Antes de adquirir a denominação atual, porém, a instituição passou por fases diversas durante toda a sua história: foi Liceu Industrial da Paraíba, Escola Industrial Coriolano de Medeiros, Escola Técnica Federal da Paraíba e Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba.

Atualmente, o Instituto Federal da Paraíba (nome adotado a partir da criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em 2008), conta com mais de 31.000  estudantes e mais de 3.200 servidores, entre técnicos administrativos e docentes, incluindo ativos e aposentados. O IFPB está presente do Litoral ao Sertão da Paraíba, por meio dos seus 21 campi e de um Polo de Inovação, ofertando ensino público, gratuito e de qualidade para toda a sociedade com base nos pilares do ensino, pesquisa, inovação e da extensão e cultura. Em breve, o Instituto também contará com quatro novas unidades, em Sapé, Mamanguape, Queimadas e Alagoa Grande, fruto da expansão da rede federal de educação.

Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB