Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > Ford e IFPB firmam parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação

Noticia

Ford e IFPB firmam parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação

O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de solução em área estratégica e de interesse da empresa
por publicado: 15/12/2023 15h42 última modificação: 15/12/2023 15h42

O Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), através da sua Unidade EMBRAPII IFPB, com a interveniência da FUNETEC-PB - Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba, assinou um Acordo de Parceria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com a Ford Brasil, no dia 24 de outubro de 2023. O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de solução em área estratégica e de interesse da empresa.

 A Unidade EMBRAPII IFPB é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) localizada no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A unidade foi credenciada em 13 de dezembro de 2017, e atua na área de sistemas para automação da manufatura, que abrange sistemas de hardware e/ou software que automatizam processos, otimizam procedimentos e/ou apoiam a tomada de decisão na gestão de manufatura.

 O projeto aprovado pela Ford Brasil foi meticulosamente elaborado por pesquisadores, que são professores do IFPB, credenciados ao banco de especialistas do Polo de Inovação: professor Francisco Petrônio Alencar de Medeiros, do IFPB Campus João Pessoa, e professor Raphaell Maciel de Sousa, do IFPB Campus Cajazeiras.

 O time de pesquisa e desenvolvimento da Ford acompanhou de perto a elaboração do projeto e falou sobre a importância da consolidação da parceria. "Para nós, da Ford, trabalhar em conjunto com renomadas instituições de ensino, ciência e tecnologia, como o IFPB, é uma honra e também uma grande oportunidade. Acompanhando o desenvolvimento da escrita desse projeto, ficou evidente o nível de dedicação, experiência e inovação que os pesquisadores do IFPB trouxeram a ele. Não é apenas uma parceria técnica-científica, mas sim um passo à frente na inovação automotiva e do compromisso da Ford com a excelência das suas soluções para o setor. Estamos confiantes de que os resultados desta colaboração irão beneficiar nossa empresa, clientes e a indústria como um todo."

 A Coordenadora do projeto e pesquisadora do Laboratório Assert do Polo de Inovação do IFPB, professora Juliana Dantas Ribeiro Viana de Medeiros, falou da importância do projeto para o ecossistema de inovação do IFPB. "Esse é um marco importante para o IFPB, pois demonstra o reconhecimento do nosso trabalho e da nossa capacidade de desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento de alto nível. A parceria com a Ford Brasil abre novas oportunidades para o IFPB, tanto para a formação de recursos humanos quanto para a geração de conhecimento e inovação", disse a professora.

 O Diretor Geral do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo, falou da relevância da parceria firmada entre IFPB e a Ford. “Esta parceria com a Ford representa um marco significativo para a inovação e pesquisa em nossa instituição. Reflete não apenas a confiança da indústria em nossa capacidade técnica e acadêmica, mas também reforça o compromisso do IFPB em trabalhar lado a lado com líderes do setor para proposição de avanços tecnológicos e formar cidadãos altamente qualificados para o mercado. Estamos abertos às oportunidades e soluções inovadoras que essa colaboração trará."