Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > Reitoria do IFPB se encontra com Secretaria do Patrimônio da União

Reitoria do IFPB se encontra com Secretaria do Patrimônio da União

Reunião teve participação do DNOCS e Codevasf e discutiu parcerias
por publicado: 06/11/2023 14h36 última modificação: 06/11/2023 14h58

A reitoria do Instituto Federal da Paraíba teve importante reunião na quarta-feira, 01 de novembro, para estreitar relações com a Secretaria do Patrimônio da União na Paraíba (SPU-PB), o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba na Paraíba (Codevasf).

A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, e o diretor de Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais, Marcos Antonio Marques, se encontraram com o Coordenador do DNOCS na Paraíba, Alberto Batista, o Superintendente da SPU-PB, Giovanni Giuseppe Marinho, e o Superintendente da Codevasf, Irlen Braga dos Guimarães.

O ponto inicial da pauta foi a regularização documental do terreno do DNOCS na cidade de Sousa, onde funciona a Unidade São Gonçalo do campus Sousa do IFPB, há décadas. A área de 128 hectares de propriedade do DNOCS é cedida à instituição há muitos anos, desde quando existia a Escola Agrotécnica Federal de Sousa. No terreno, são ministrados cursos do campus Sousa e funcionam diferentes projetos de pesquisa e extensão.

Na visão da reitora do IFPB, a reunião foi muito produtiva. No mesmo dia, a Secretaria de Patrimônio da União já expediu ofício para o cartório de Sousa solicitando a certidão de inteiro teor atualizada a fim de produzir os trâmites necessários para renovar a cessão do terreno. O IFPB solicita a doação formal do terreno que fica no perímetro irrigado do Distrito de São Gonçalo.

Além desta tratativa, a professora Mary Roberta recebeu com muita satisfação o diálogo entre os diferentes entes federados, todos dispostos a ampliar parcerias. “Vimos com muita alegria surgir oportunidade de novas parcerias, principalmente com a Codevasf. Vamos trabalhar para que estes entes governamentais possam desenvolver projetos e ampliar as possibilidades para estabelecimento de nossa missão institucional”, ressaltou a reitora.

Ana Carolina Abiahy - Jornalista do IFPB