Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 07 > Aprovado PLN 12/2023 que libera códigos de vagas

Aprovado PLN 12/2023 que libera códigos de vagas

O projeto que beneficia aos professores concursados do IFPB segue para a sanção presidencial
por publicado: 13/07/2023 11h18 última modificação: 13/07/2023 14h01

Uma votação no Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (12), a PLN 12/2023, que prevê a alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA). Com a aprovação, 5 mil vagas serão incluídas ao banco de professor-equivalente e quadros de referência dos técnico-administrativos em educação em todo país. Para tanto, está previsto um investimento de R$ 202,8 milhões para este ano. O projeto segue para a sanção presidencial. Em seguida, o Ministério da Educação deve emitir portaria com o quantitativo de vagas destinadas para cada Instituto Federal.

Para a Reitora do IFPB, Mary Roberta, a aprovação da PLN 12/2023 representa mais um passo para a conquista de códigos de vagas destinadas a professor-equivalentes e a técnico-administrativos da Instituição. A reitoria agradeceu a todos que participaram dessa conquista. Mary Roberta informou que em breve o IFPB enviará uma comitiva à Brasília, composta pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes; pelo pró-reitor de Ensino Neilor Cesar e pelo assessor Especial, Aguinaldo Tejo, para acompanhar a sanção presidencial e para viabilizar a liberação dos códigos de vagas para a contratação dos professores concursados, antes do vencimento do prazo do concurso.

O deputado Gervásio Maia declarou que a aprovação da PLN 12/2023 vai possibilitar a contratação de novos professores e técnico-administrativos para o IFPB, além de trazer novos cursos, a exemplo do Curso Superior de Energias Renováveis. Segundo o parlamentar, essa aprovação vai beneficiar muito à Paraíba, sobretudo as regiões do Cariri, Sertão e Curimataú, devido à existência de parques eólicos nessas regiões. Ele destacou que os estudantes poderão se formar e trabalhar nessas empresas.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB