Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > IFPB promove capacitação sobre combate ao assédio

IFPB promove capacitação sobre combate ao assédio

Representantes dos núcleos de combate ao assédio dos campi e gestores estão reunidos durante dois dias de evento
por Patrícia Nogueira publicado: 02/06/2023 08h29 última modificação: 05/06/2023 11h25

Mais de 50 servidores incluindo membros dos Núcleos de Combate ao Assédio (NUCAS) e gestores de todos os campi do IFPB, além de estudantes, estão reunidos nos dias 1 e 2 de junho no auditório da sede da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), na Avenida das Trincheiras, para participar de capacitação sobre o combate ao assédio.

A Rede de Combate ao Assédio é o órgão do IFPB responsável por, junto aos campi, implementar as ações preventivas. Cada campus possui a estrutura do Núcleos de combate ao Assédio com a participação dos diversos segmentos da comunidade acadêmica. A coordenadora da Rede, Lamara Lucena, destacou a importância do trabalho conjunto e efetivo sobretudo na ponta, evitando que os casos aconteçam. "Cada campus possui uma realidade. Então levando em conta isso, são desenhadas ações educativas e preventivas que visam combater e educar sobre o assédio. Temos ações maravilhosas sendo desenvolvidas pelos NUCAs em articulação com os alunos", pontuou.

A capacitação promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis tem a programação pautada em palestras e procedimentos e troca de experiências entre os campi, trilhando diretrizes para o combate e prevenção dos casos de assédio.

O procurador federal junto ao IFPB Michel Laureano foi um dos convidados e abriu o evento falando sobre a  lei 14.540 datada de abril de 2023, que instituiu o "Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública". Ele elogiou a iniciativa do IFPB em promover essa capacitação e lembrou que esse é um dos pilares da lei.  O procurador tambem trouxe elementos reais que caracterizam a prática do assédio.

Ainda durante o primeiro dia do evento, houve a formação intitulada "Cultura da paz", proferida pelo  educador e Doutor Honoris Causa pela UFPB, Almir Laureano. Ele ressaltou que a educacao é o caminho para se estabelecer uma cultura da paz. "Pela educação construiremos a paz social. É preciso fazer nascer em nós a noção da sociedade humana como uma só familia". Ele também comentou sobre os desafios de desconstruir o currículo oculto da violência reproduzido por várias gerações.

O estudante Julio Cesar Dantas do Campus Picuí participou da capacitação e destacou a importância de se tratar sobre o tema. "Muita gente não sabe que atitude tomar, o que fazer ao se deparar com situações de assédio. Então minha expectativa pra esse evento é aprender um pouco mais sobre o tema e passar esse conhecimento pra os demais colegas", disse o estudante que é Diretor de Assuntos Estudantis da Associação de Grêmios do IFPB.

A Pró Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Sousa, disse que esse é um momento que irá fundamentar o pessoal para atuar nos campi e trazer subsídios de como agir e conduzir esse processo. "Vamos mostrar como nacionalmente esse processo tem sido realizado e também fomentar a cultura de paz na nossa Instituição. Esse viés será a tônica da capacitação. Depois faremos os encaminhamentos com os relatos dos campi e estabeleceremos protocolos de como se deve agir. Além da promoção dessa troca de experiência", comentou Rivânia.

A progamação se estende até o dia 02 e está sendo transmitida pela TV IFPB através do youtube.