Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 06 > IFPB cria GT para discutir expansão de novas unidades

Noticia

IFPB cria GT para discutir expansão de novas unidades

Ideia é ter um planejamento democrático para debater com o Governo Federal
por Ana Carolina Abiahy publicado: 06/06/2023 17h38 última modificação: 06/06/2023 17h38

O Instituto Federal da Paraíba criou um Grupo de Trabalho específico para fazer um estudo sobre possível expansão na instituição, com criação de novas unidades. A  medida tomada pela reitora Mary Roberta Meira Marinho visa fazer um planejamento para atender às disposições do Governo Federal de uma nova etapa de expansão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já manifestou o interesse de expandir o número de campi da Rede Federal até 1000 unidades. Atualmente, há pouco mais de 700 campi no país. 

"A Paraíba é um Estado que tem  desenvolvido muito nos últimos anos, mas ainda há a necessidade de ampliação de  políticas públicas para a mitigação das desigualdades sociais", destacou a reitora Mary. Constantemente, o IFPB recebe pleitos para novas unidades, mas sabe da responsabilidades para a continuidade das políticas educacionais. 

O GT criado no IFPB tem a presidência do pró-reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, e realizou a sua primeira reunião nesta terça-feira. Segundo Nicácio, o GT pretende dar voz aos diversos atores da instituição, estudantes, professores e técnico-administrativos, e suas respectivas entidades representativas. 

O assunto foi tratado no Colégio de Dirigentes e o presidente do GT fez questão de dizer que o tema, sempre delicado e polêmico, agora encontra uma forma de ser discutido previamente. A ideia é fazer uma ação de planejamento para formular estudos com base nos arranjos produtivos locais e nas necessidades das populações por ampliação da rede de ensino.

“Realizaremos um trabalho preventivo para embasar o estudo do Governo Federal. Sabemos que este governo dialoga e tem portas abertas para o instituto e vamos apresentar estudos alternativos às propostas que possam ser lançadas”, explicou o professor Nicácio. 

Ele ressaltou que da parte da gestão do IFPB não há intenção de divisão e sim de expansão, sem a necessidade de criação de um novo Instituto Federal, que inclusive implica em maiores despesas ao Governo para a composição dos cargos de gestão. A metodologia do GT é fazer estudos de aferição técnica para apresentar uma proposta ao Governo.