Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 05 > IFPB será instituição parceira na organização do 23º ENAST

IFPB será instituição parceira na organização do 23º ENAST

Encontro Nacional de Astronomia acontecerá, em outubro, na cidade de Araruna
por publicado: 17/05/2023 16h43 última modificação: 19/05/2023 17h34
Uma reunião entre as reitoras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nesta segunda-feira (15), acertou os detalhes do apoio institucional à realização do 23º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST). O compromisso entre as professoras Mary Roberta Meira Marinho e Célia Regina Diniz foi no gabinete da reitoria da UEPB, em Campina Grande, e contou com a participação de membros da comissão organizadora do evento.

Neste ano, o ENAST acontecerá entre os dias 12 e 14 de outubro, na cidade de Araruna, na região do Curimataú Oriental do estado, distante cerca de 160 km da capital João Pessoa. De acordo com o coordenador-geral do Encontro, Jamilton Rodrigues (UEPB), a escolha da data não se deu por acaso. É que no dia 14 de outubro haverá um eclipse anular do sol e Araruna está localizada na faixa geográfica para melhor visualização do fenômeno. "Esse eclipse vai acontecer desde os Estados Unidos e segue por uma faixa que pega, inclusive, João Pessoa. Mas, em Araruna, será possível ver um anel bem centralizado. Isso, para a astrofotografia tem um valor muito significativo", explicou Jamilton. Um
 eclipse anular ocorre quando a lua passa entre a Terra e o Sol, mas seu diâmetro não cobre a estrela por completo, gerando uma espécie de "anel de fogo".

O professor Allysson Macário, do IFPB, faz parte do Comitê Científico e de Programa do ENAST. Ele fez uma apresentação sobre o fenômeno para os participantes da reunião, que incluiu também o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal, Neilor Cesar dos Santos, e o pesquisador Amílcar Rabelo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que é colaborador no Projeto BINGO (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro). Allysson também destacou a importância do evento. "O papel social em informação e divulgação da ciência é um diferencial nesse contexto. Além de trazer pessoas da área, também traz pessoas que não são da área. É um evento que consegue movimentar muito o estado", comentou. São esperados cerca de 500 participantes ao todo.

No encontro institucional, IFPB e UEPB se comprometeram a apoiar logisticamente o ENAST, com o financiamento de passagens aéreas para palestrantes, diárias, hospedagens, transporte e cerimonial. De acordo com a reitora Mary Roberta, outras estruturas do IFPB também podem contribuir com o Encontro. "No campus Patos, por exemplo, temos uma impressora que poderia confeccionar óculos para a visualização do eclipse", sugeriu.

A programação do evento ainda não foi divulgada, mas já se sabe que, além das palestras, haverá minicursos e exposição nas escolas. Na organização, também está a Associação Paraibana de Astronomia (APA).

Texto e fotos: Clébio Melo, jornalista do IFPB/Campina Grande