Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > Inteligência Artificial: Professor debate sobre o tema e suas implicações na atualidade

Noticia

Inteligência Artificial: Professor debate sobre o tema e suas implicações na atualidade

Programa debateu impacto da IA e questões sobre ética e privacidade de dados
por publicado: 17/04/2023 10h39 última modificação: 17/04/2023 10h39

A Inteligência Artificial tem revolucionado o mercado e o assunto do momento quando se fala em suas aplicações é o ChatGPT, além das questões éticas e privacidade de dados que giram em torno da temática. O assunto foi pauta de uma entrevista concedida pelo docente do IFPB e pesquisador do Polo de Inovação Thiago Moura na TV Tambaú que abordou episódios recentes envolvendo IA e a produção de fatos falsos.

Acesse abaixo:

Tambaú Debate - Bloco 1 - 05 04 2023 

Tambaú Debate - Bloco 2 - 05 04 2023

O termo Inteligência Artificial vem com a ideia de ter uma produção de softwares computacionais que usam uma metodologia diferente do que a informática, no mundo todo, está acostumada. A ideia é você conseguir fazer com que softwares computacionais resolvam problemas de uma forma não convencional do que a gente está acostumado com softwares e máquinas que resolvem problemas no lugar do ser humano, principalmente para atividades que tenham algum padrão”, afirmou o professor.

O que se esperar da inteligência artificial

Ao tratar sobre inovações recentes da IA, o professor do IFPB disse que as primeiras soluções com o ChatGPT começaram a ganhar destaque no noticiário em 2022, causando perplexidade em muita gente, mas a preocupação com o tema existe há muito tempo, especialmente em relação a que ponto a A Inteligência Artificial irá chegar. “Do final do ano passado para cá, houve um crescimento acelerado em relação às inovações sobre o tema”, comentou o docente. 

Muita coisa aconteceu, inclusive, no início do ano foi lançada uma ferramenta, um software, que você digitava texto e ele produzia uma imagem, que foi aquela imagem do papa (Francisco). Então, a coisa começou a andar muito mais rápido do que os governos, os países e os governantes do mundo todo estavam pensando que iria acontecer”, explicou Thiago Moura ao se referir sobre a divulgação de imagens da prisão do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e do papa Francisco usando um casaco fashion e muito estiloso.

Tanto no caso do ChatGPT quanto dessa nova ferramenta que utiliza um comando em áudio para produzir imagens, explica o professor, a IA foi “treinada”; ou seja, ela precisou ser abastecida de dados para amadurecer no processo interno do software em questão. “Mas essas informações vieram de onde? De onde esses sistemas, no caso do ChatGPT, tirou, coletou essas informações, para haver esse treinamento, para haver esse aprendizado de como fazer a coisa?”, indaga. Por isso, complementa Thiago Moura. há preocupações sobre questões éticas e privacidade de dados, como a do governo italiano, que barrou o ChatGPT, no dia 31 de março deste ano por desrespeito à legislação de dados pessoais.

IFPB oferece curso sobre Inteligência Artificial

Atento às mudanças no mercado e ao que há de mais inovador na tecnologia, o IFPB vem oferecendo o curso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas. O curso é ministrado pelo Polo de Inovação. A metodologia é no formato híbrido, com aulas on-line, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e/ou Google Classroom, e com atividades presenciais, nos campi João Pessoa e Campina Grande. O primeiro ciclo ofereceu 80 vagas.


*DGCOM com informações do Polo de Inovação