Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 04 > IFPB participa de inauguração de Centro de Talentos da Huawei

IFPB participa de inauguração de Centro de Talentos da Huawei

Empresa chinesa é parceira do IFPB na capacitação de estudantes
por Patrícia Nogueira publicado: 14/04/2023 10h43 última modificação: 14/04/2023 10h43

O IFPB participou do evento de inauguração do Huawei Internacional ICT Talent Exchange Center do Instituto de Tecnologia e Informação de Shenzhen (SZIIT), na China, realizado no sábado (08).

A Reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, por meio de um vídeo exibido no evento parabenizou o instituto e ressaltou a parceria de ambas as instituições com o IFPB. “Festejamos juntos esse momento importante em que o Brasil e a China volta um olhar para a qualificação de pessoas na área de tecnologia e informação e comunicação. Do Brasil para a China, da Paraíba para a inovação e a tecnologia. Parabéns”, destacou a Reitora Mary Roberta.

A mensagem transmitida pela Reitora Mary foi assistida por centenas de empresas e líderes de escolas profissionais, além de educadores, empresas chinesas e funcionários do governo, o que possibilitou uma ampla divulgação da instituição e sua atuação na área de educação, ciência e tecnologia.

foto 03.jpgO espaço inaugurado contém sala de aula inteligente, sala de conferência ao vivo, laboratórios de TIC e fica localizado no primeiro andar do Edifício de Treinamento 3 no campus do SZIIT.  O Diretor do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo, pontuou os benefícios que essa parceria trará para a comunidade. "A ideia é que brevemente, seus alunos e professores possam se comunicar com nossos alunos e professores, de forma online e presencial. Nossos engenheiros e cientistas possam trabalhar juntos no desenvolvimento de novas tecnologias através da implementação de laboratório gêmeo digital entre os dois institutos de tecnologia", comentou Erick enfatizando que o novo centro também trará benefícios para a industria local e global.

O IFPB é parceiro da Huawei desde 2017 e é um dos centros acadêmicos que ministram capacitações com certificações específicas das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente o IFPB é tricampeão latino americano na Competição Internacional de Tecnologia promovida pela empresa (Huawei ICT Competition). No mês de maio, a equipe irá disputar a etapa final da competição na cidade de Shenzhen na China.

Já o Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen é uma faculdade pública em Shenzhen, Guangdong, China. A cidade é conhecida como um importante polo de inovação mundial atraindo empresas de tecnologia, incluindo a Huawei que opera com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A parceria entre ambas as instituições permite uma estreita colaboração na área de TI, alinhando-se com a indústria de TIC , oferecendo recrutamento de professores, treinamento de alunos, ensino e pesquisa, estágio e emprego, bem como serviços sociais.

Dentre as autoridades presentes na solenidade estavam:

Dai Yi, President of Shenzhen Xunfang Technology Co., Ltdgroup picture-Plate unveiling.png

Guo Jinliang, General Manager of Huawei's China Government and Enterprise Education System Department

Wang Hui, President of Shenzhen Institute of Information Technology

Liu Jin, Secretary of the Party Committee of Shenzhen Institute of Information Technology

Lu Xin, the Former Vice Minister of China Education Ministry, President of the Chinese Society for Technical and Vocational Education

Cai Maozhou, Director of the Education Bureau of Shenzhen Municipality

Liu Jiansheng, President of Global Training and Certification Department, Huawei

Sheng Kai, General Manager of Huawei's Government and Enterprise Business in Shenzhen

Wang Chenglu, the Leading Developer of Harmony OS, and CEO of Shenzhen Kaihong Digital Industry Development Co.,Ltd.

Confira aqui o vídeo da Reitora Mary Roberta parabenizando a parceria.