Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 03 > Encontro de bibliotecários reúne profissionais para discutir agenda 2030

Encontro de bibliotecários reúne profissionais para discutir agenda 2030

Evento está sendo realizado no auditório da Reitoria até o dia 10
por Patrícia Nogueira publicado: 09/03/2023 11h38 última modificação: 09/03/2023 11h51

Profissionais do setor de biblioteca de todo o IFPB estão reunidos nos dias 09 e 10 no auditório da Reitoria para o IV Encontro de Bibliotecários. O tema do encontro é Agenda 2030 e os Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Essa edição escolhemos uma temática menos técnica e mais abrangente para integrar a comunidade. Será um momento de reencontro pós-pandemia”, disse o Chefe do Departamento de Biblioteca do IFPB, Thiago Ferreira Cabral. A bibliotecária e organizadora do evento Rosineide Nóbrega pontuou que também serão discutidos o Sistema de Automação de Bibliotecas do IFPB (KOHA) e suas contribuições aos ODSs, bem como o Repositório Institucional do IFPB, entre outros pontos de igual importância no contexto bibliotecário.

A bibliotecária Alini Brandão do Campus Guarabira é uma das participantes do evento. “O encontro será uma oportunidade de nos reunirmos para discutir sobre temas que estão em evidencia, bem como discutir as realidades dos campi. Certamente haverá importantes contribuições no que se refere a qualificação profissional e a agenda 2030”, destacou.

Atualmente atuam direta e indiretamente com o setor de bibliotecas cerca de 100 servidores, sendo 21 no cargo de bibliotecários. De acordo com Thiago Ferreira, será apresentado uma nova ferramenta (Vufid) que pode trabalhar de forma integrada a outras bases. “Após o encontro devem sair novas ideias, grupos, comissões para trabalhar com estas melhorias”, disse.

A Reitora Mary Roberta destacou a importância do evento: “Temos que ver a biblioteca não como um depósito de livros e sim um local onde os estudantes tenham acesso a pesquisa, a ampliação da cultura e a memória”. A reitora lembrou do sistema Koha, responsável pela integração de todas as bibliotecas do IFPB. “Nossa instituição é referência. O sistema Koha solucionou a necessidade de informatização e trouxe uma união de conhecimentos para os bibliotecários”, disse Mary. A reitora pontuou também que o setor tem diversos desafios a percorrer.

A Coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFPB Rose Zuleide também esteve presente no evento e destacou a importância da integração entre as duas instituições: “ Poderemos trabalhar juntos. Somos poucos e o que pudermos fazer juntos enquanto classe e profissional será muito positivo”, falou a professora ao elogiar a importância dada pelo IFPB aos profissionais bibliotecários.

O Pró-reitor de Ensino Neilor César disse que esse é um momemto oportuno para estreitar os laços internamente bem como com instituições parceiras. “Oportunidade de congraçamento dos trabalhadores que fazem a guarda do saber”.

A abertura oficial do evento ficou por conta da apresentação dos estudantes do curso de instrumento musical, acompanhados pelo músico Ely Porto e sua filha Lívia, além de Paulo Rafael e Davi Henrique. A programação do encontro se estende até o dia 10. Confira aqui.