Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 02 > Conselho Superior do IFPB aprova resoluções voltadas ao contexto acadêmico

Conselho Superior do IFPB aprova resoluções voltadas ao contexto acadêmico

Normativas visam o bom andamento das ações educacionais e administrativas
por Patrícia Nogueira publicado: 07/02/2023 11h14 última modificação: 07/02/2023 11h14

O Conselho Superior do IFPB, em reunião realizada nesta terça-feira (07), aprovou 10 pautas voltadas às atividades administrativas e educacionais, colaborando com o bom andamento das políticas institucionais.

Dentre as pautas discutidas pelos conselheiros, destaca-se a análise do Plano Pedagógico do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), inédito no Campus Esperança. Trata-se de um curso com grande potencial de empregabilidade. De acordo com o relator do processo, professor Wilson Santos, o curso já é ministrado em outros campi e tem cada vez mais ganhado visibilidade por parte da comunidade, haja vista o aumento da procura por profissionais da área. "Esse curso no campus Esperança trará um ganho muito significativo para a região". A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha, que substituiu a Reitora Mary Roberta na reunião, destacou a importância da oferta de cursos que abram as portas do mercado de trabalho para os concluintes. "Ficamos muito felizes com mais um curso nessa área. No caso de ADS a maioria dos estudantes já saem do curso com oportunidades de trabalho", disse Silvana.

Outro ponto de destaque na reunião foi a aprovação da matrícula condicional nos cursos técnicos subsequentes e superiores. A resolução refere-se a possibilidade dos estudantes aprovados em processos seletivos que ainda não possuírem o certificado de conclusão do ensino médio ou o documento de RG, realizem a matrícula e posteriormente apresentem a documentação dentro do prazo previsto. "Essa resolução visa garantir o direito a matrícula dos aprovados no processo seletivo 2023.1 em face do atraso no calendário escolar das instituições ou emissão da 1a via da identidade", disse a relatora do processo Anna Aline Roque Santana.

Também foi apreciada o relatório do gestão do Polo de Inovação do IFPB, nos anos de 2017 a 2022. A unidade é responsável pelo gerenciamento de projetos voltados para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), movimentando uma cifra de mais de R$30 milhões em projetos no estado, em parcerias com empresas privadas e com a Embrapii. O relator do processo foi o professor Sabiniano Araújo que afirmou que o Polo do IFPB é um dos três mais atuantes em todo país: "Os professores interessados em conhecer mais sobre o Polo podem realizar visitas técnicas à unidade, bem como às empresas atendidas". No relatório de gestão é possível ver o quantitativo de projetos realizados, a quantidade de estudantes envolvidos, o número de bolsistas, o status do projetos, os valores, os títulos conquistados como o da Competição Internacional de Tecnologia da Huawei (Huawei ICT Competition) e todo o desempenho da unidade.

Todos os processos foram aprovados por unanimidade. Foram discutidos ainda outras pautas referentes a: homologação do resultado final da escolha dos membros do Consuper nos campi Areia e Soledade; uso de máscaras no IFPB; registro de atividades complementares no curriculo dos cursos de graduação; regulamento de admissão de discentes por meio do Processo Seletivo Especial; procedimentos de verificação da autodeclaração de candidatos autoidentificados negros (pretos e pardos) e indígenas nos cursos do IFPB; Reformulação doPlanoPedagógico do Curso Técnico em Eletrônica Subsequente ao Ensino Médio, ofertado pelo Campus João Pessoa; indicação de titularidade da Chefia da Unidade de Auditoria Interna do IFPB.

A reunião, realizada em formato remoto, foi transmitida pela TV IFPB e pode ser assistida no canal do Youtube. Acesse aqui.