Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 11 > IFPB realiza ato solene de posse da reitora Mary Roberta

Noticia

IFPB realiza ato solene de posse da reitora Mary Roberta

Com toda a vida dedicada à educação, gestora é a primeira mulher a dirigir o Instituto
por publicado: 26/11/2022 10h00 última modificação: 01/12/2022 09h20

Um momento festivo, com reflexos para o presente e o futuro, e pleno de significados. Nessa sexta-feira, 25, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realizou o ato solene de posse da reitora Mary Roberta Meira Marinho, primeira mulher eleita para conduzir a instituição em 113 anos de história. A nova gestora foi empossada para a gestão 2022-2026.

Realizada no Teatro Armando Monteiro Neto - Fiep/Sesi, em João Pessoa, a cerimônia reuniu integrantes da comunidade acadêmica, familiares dos gestores e autoridades. O governador do Estado da Paraíba, João Azevedo, que é professor aposentado do IFPB, prestigiou a solenidade.

O ato solene de transmissão de cargo do ex-reitor Nicácio Lopes (2014-2022) para a reitora Mary Roberta seguiu o rito protocolar, com passagem das vestes talares reitorais. Composta por capelo e samarra, a vestimenta é formada por itens que representam, respectivamente, o poder institucional temporal inerente ao cargo de reitor ou reitora e o domínio do conhecimento em todas as áreas.Solenidade Fiep 2.jpeg

Durante a solenidade – que incluiu apresentação da Orquestra de Cordas do IFPB, exibição de vídeo sobre a trajetória da nova dirigente do Instituto e execução do Hino Nacional Brasileiro – Mary Roberta também deu posse à sua equipe de trabalho. Na ocasião, a reitora fez a entrega das portarias de nomeação aos pró-reitores, diretores-gerais e diretoras-gerais dos campi.

DSC_0618.JPG“Vivenciamos este ano o maior processo de consulta para a escolha dos dirigentes do Instituto Federal da Paraíba. Hoje, 28 gestores e gestoras são empossadas da responsabilidade da gestão acadêmica, administrativa e financeira, além da satisfação do compromisso de educar e desenvolver o crescimento, visando à transformação da sociedade e do cumprimento da missão dada por Nilo Peçanha há 113 anos; esse presidente que, negro, soube fazer a sua história e trouxe para nós essa grande missão”, registrou a reitora Mary Roberta em seu discurso.

No pronunciamento, a reitora também falou sobre pertencimento, destacou sua condição de gênero, lembrando que é “mulher, mãe e esposa”, e externou sua gratidão à própria mãe, pelos ensinamentos, experiência de vida e fortaleza de mulher. Mary Roberta ainda citou Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira. “Hoje estou aqui, reitora desta importante casa do saber. E trago as palavras de Paulo Freire, para expressar tamanha alegria desse momento: ‘A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria’”, lembrou a reitora.

Em discurso, reitora convida comunidade a buscar novas conquistas

Ao discursar para o público, Mary Roberta também se referiu ao ex-reitor, Nicácio Lopes, apontando-o como exemplo de ousadia, coragem e liderança na condução do IFPB. “Respiro com meus pulmões a primavera que se aproxima, cujas flores já se revelam e que o vi (Nicácio) cultivar. Foram tantos instantes e porções de vida com uma dedicação incansável, que nos colocou diante de um horizonte, que nos renova a seguir em frente, que nos leva à primavera e nos leva a esperançar”, disse.

Por fim, a reitora fez um apelo à comunidade acadêmica, convidando a todos  que a integram a promover novas conquistas em campos temáticos caros e diversos, com destaque para a democracia acadêmica e a conquista da inovação tecnológica. “Uma instituição do tamanho e complexidade do IFPB não pode ser pensada de forma monocrática, monolítica nem coercitiva ou impositiva, por obra, opinião ou comando de uma só pessoa”, pontuou, enfocando a  importância de canais democráticos nos quais a comunidade deve ser a protagonista em tomadas de decisão. DSC_0317.JPG  

Pouco antes do discurso da reitora Mary Roberta, o reitor antecessor, Nicácio Lopes, fez um pronunciamento em que agradeceu as pessoas que contribuíram para a sua gestão, rememorou desafios da época e, principalmente, elencou diversas realizações do seu mandato de oito anos, que foi marcado pelo binômio “pragmatismo e transcendência”. Nicácio também felicitou a reitora Mary Roberta, lembrando-lhe de que o céu é o limite para o IFPB. “E nós, gestores, só temos um papel, que é descortinar as oportunidades para esses meninos e meninas”, afirmou, referindo-se aos milhares de alunos da instituição.

Acesse aqui o relatório da gestão 2014-2022 do IFPB.

Durante o ato solene de posse da reitora Mary Roberta, o superintendente da Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Guedes de Castilho, foi reconduzido ao cargo pela gestora. Esta é a terceira vez consecutiva que Castilho toma posse como superintendente do órgão.

A solenidade no Teatro Armando Monteiro Neto foi encerrada com a exibição de um vídeo institucional sobre a Cooperação em Educação firmada entre o IFPB e o Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen, da China, que visa a fortalecer a cooperação em educação, pesquisa científica, tecnologia, cultura, esportes, intercâmbio estudantil, bem como intercâmbio acadêmico entre as duas instituições.

Autoridades prestigiam posse -  Além do governador da Paraíba, João Azevedo, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada,  representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); o deputado federal Gervásio Maia, importante parceiro do IFPB para a obtenção de recursos com fins de viabilizar melhorias nos mais diversos campi da instituição; o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SintefPB), Hélio de França Gondim; o presidente da Associação dos Grêmios do IFPB, Leandro Levy Ferreira Rodrigues; e o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes do IFPB, Wellington Pereira de Souza; o deputado estadual Anísio Maia; dentre outros.Solenidade Fiep 3.jpeg

Toda a programação do ato solene de posse foi transmitida pela TV IFPB. Acesse aqui

Nova reitora é natural de Patos, no Sertão da Paraíba

O decreto de nomeação da reitora Mary Roberta foi publicado no Diário Oficial da União no dia 19 de outubro, e a posse junto ao Ministério da Educação ocorreu no dia 24 de outubro de 2022, de modo virtual. Com décadas de vida dedicadas à educação e quase 30 na instituição que lhe “deu régua e compasso” (como na canção de Gilberto Gil), Mary Roberta foi eleita reitora do IFPB em abril deste ano pela comunidade acadêmica, com 92,61% dos votos válidos.

A nova reitora é natural de Patos-PB, cidade grande objeto de seu afeto. “Nasci na Morada do Sol. Aquela cidade está no meu coração e vai comigo aonde eu esteja”, afirmou em seu discurso.  Mary Roberta é doutora em Engenharia de Processos, mestra em Engenharia de Produção, especialista em Agente de Inovação Tecnológica, graduada em Engenharia Mecânica e técnica em Mecânica pela Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB).

Ela ingressou nos quadros do IFPB em 1994 como professora substituta e, posteriormente, foi efetivada como concursada em 1995, em João Pessoa.  A primeira mulher reitora do Instituto possui quase três décadas de experiência em gestão acadêmica e administrativa e já ocupou diversas funções públicas, entre as quais coordenadora de curso, diretora de Desenvolvimento do Ensino do campus Campina Grande do IFPB e pró-reitora de Ensino do Instituto Federal da Paraíba.

Confira outras fotos na página oficial do IFPB no Facebook

*Texto: Angélica Lúcio- Jornalista do IFPB / Fotos: Angélica Lúcio e Pablo França- Programador Visual do IFPB, com colaboração de Francisco França/Secom-PB