Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 11 > Cultura e palestra marcam o início da III Semana de Saúde do Idoso

Cultura e palestra marcam o início da III Semana de Saúde do Idoso

A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (21) Centro Cultural de Mangabeira
por publicado: 22/11/2022 15h55 última modificação: 23/11/2022 16h59

A abertura da III Semana de Saúde do Idoso aconteceu no Centro Cultural de Mangabeira, nesta segunda-feira (21) com apresentação de dois grupos culturais: o Coral do Grupo Idoso em Ação e a Dança cultural do Grupo Arco-Íris. O coral trouxe músicas populares como: “Anunciação”, de Alceu Valença e "Amigos para sempre". Já o grupo de dança trouxe ritmos como o carimbó e o tradicional cavalo marinho. O espaço escolhido para a realização do evento, permitiu que o público mantivesse o distanciamento social e os cuidados sanitários.

O evento vai até esta quarta-feira (23). Acesse aqui a programação completa.

De forma descontraída, o Pe. Paulo Cordeiro, ministrou a palestra “A importância da Fé e da espiritualidade no processoPalestra do Pe. Paulo Cordeiro de envelhecer”. O Pe. Paulo Cordeiro é psicólogo e mestre em gerontologia. Para ele, a Semana de Saúde do Idoso é um evento que consegue integrar o público ao qual se destina. Primeiro porque quando se trata de pessoa idosa, há bastante entusiasmo. Dentre os benefícios do evento está a integração e a saída da solidão. O evento traz as memórias e as experiências que são compartilhadas e valorizadas.  Ele também destacou o empenho da organização do evento e a integração dos alunos do Curso Técnico Cuidados de Idosos com os servidores (docentes e técnico-administrativos) do Campus Mangabeira. “Eu estou percebendo a alegria e o acolhimento com que eles recebem não só os idosos, mas todos os que aqui chegam para participar”, destacou o padre.

A orientadora do grupo Idosos em Ação Betânia Garcia e a representante do Grupo de Dança Arco-Íris,  Bernadete Meireles  disseram que já participam do evento desde a primeira edição. Elas destacaram a realização de palestras educativas e oficinas como ações muito importantes e salutares.

Mesa de honraPara a diretora-geral do Campus Mangabeira, Zoraida Arruda, este é um evento permeado por muita afetividade. “É o momento de contribuir para a valorização da experiência e elevação da autoestima do idoso com muita alegria e carinho”.  Zoraida observou que as expectativas em relação a quantidade de público presente no evento foram alcançadas, graças à parceria com o CRAS Mangabeira que tradicionalmente trabalha com pessoas idosas.

Iara Pereira, que na abertura do evento representou o CRAS Mangabeira, falou do orgulho e alegria de receber o evento deste porte. Ela destacou a importância de participar de toda a programação que vai até o dia 23. Se dirigindo aos idosos ela destacou o aprendizado que é proporcionado pela presença deste público na Instituição (CRAS). “Estamos constantemente aprendendo com vocês todos os dias”, comentou Iara, referindo-se aos idosos.

A diretora de Articulação pedagógica, Lucrécia Petrucci, representando a Reitoria e as Pró-Reitorias do IFPB  falouIII Semana da Saúde do Idoso da felicidade em participar neste primeiro dia e poder assistir as apresentações culturais, sempre trazendo muita emoção. “Então quando a gente sai de um evento dessa natureza a gente sempre sai com o coração cheio de Alegria do reencontro no retorno do evento no formato presencial e em poder, mais uma vez, está partilhando com a nossa comunidade momentos que ficarão na história. Gostaria de registrar a importância, pra nossa comunidade, da consolidação do evento que está na sua terceira versão,  e da imprescindível parceria com o CRAS na efetivação dessas ações. É nosso papel apoiar e incentivar projetos que fortalecem a integração do Campus com a comunidade. ”.

Para a organizadora do evento, Maria Tereza Neves, a abertura do evento teve participação expressiva. Para ela, é uma alegria muito grande em poder proporcionar esta troca de experiências. “Estamos muito alegres por poder ultrapassar as paredes da sala de aula e poder aplicar na prática o que a gente aprende na teoria. O evento é importante para nós do Campus Mangabeira, para os alunos e para os idosos. Essa troca de experiência é uma riqueza muito grande”, finaliza a organizadora do evento.

Texto - Iris Souto Maior - jornalista do IFPB

Fotos - Jerusa Farias - Técnica em Tecnologia da Informação