Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 04 > IFPB vai desenvolver projeto de conectividade em 5G na indústria 4.0

Noticia

IFPB vai desenvolver projeto de conectividade em 5G na indústria 4.0

Projeto faz parte de consórcio aprovado pela EMBRAPPI
por Heranir Oliveira publicado: 20/04/2022 12h27 última modificação: 20/04/2022 13h38

O IFPB vai se engajar num projeto que prevê uma plataforma para testes de conceito de soluções de conectividade em 5G e processamento de dados para a indústria 4.0. O projeto integra um dos três consórcios firmados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) junto ao Basic Funding Alliance (BFA), modalidade de apoio a projetos de inovação que reúnem Unidades Embrappi, empresas e startups para o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas de interesse da indústria. Os investimentos somam R$22 milhões.

No IFPB o trabalho será coordenado pelo professor Ruan Delgado, do programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do campus João Pessoa. O projeto foi submetido ao CPqD, (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) com sede em Campinas/SP. A proposta contou com as participações do professor Michel Dias do Polo de Inovação e da Coordenação de Engenharia Elétrica, e do professor Paulo Ditarso da Pós-Graduação em TI do Campus JP.

Segundo o professor Ruan Delgado a ideia é explorar várias áreas de aplicação para a rede 5G privadas que podem ser aplicadas na indústria. “Nosso foco será a aplicação de visão computacional para controle de qualidade dentro da indústria e automatizar fluxos de produção”. A pesquisa de base tem duração prevista de 3 anos e já conta com o interesse de empresas.

A partir de agora será montada uma equipe de trabalho que deve contar com a participação de outros pesquisadores, alunos de Pós-Graduação que atuaram no projeto e outros profissionais. A rede 5G possibilita grande poder de processamento de dados, o que permite uma maior velocidade nas transmissões com máquinas e segurança num sistema de produção como a indústria.

“Agradeço ao apoio do professor Erick Melo, diretor do Polo de Inovação, pela ajuda na elaboração e finalização dessa proposta e por ter dado o apoio necessário para obtermos sucesso com ela” disse Ruan Delgado. Outras unidades EMBRAPPI no país, além do CPqD, IFPB e Inatel, estão envolvidas em projetos de eletromobilidade em 5G.

*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM