Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > Coordenadores de estágio debatem o Programa Jovem Aprendiz

Coordenadores de estágio debatem o Programa Jovem Aprendiz

Reunião contou com a presença de representante do IFRN que falou da experiência na implantação do programa
por Patrícia Nogueira publicado: 21/07/2021 08h32 última modificação: 21/07/2021 14h51

Um diálogo entre a Coordenação de Estágio da reitoria com os campi reforçou a importância do programa Jovem Aprendiz no âmbito do IFPB. A reunião, realizada nesta sexta-feira (16), teve como convidado o Assessor de Estágio e Jovem Aprendiz do IFRN Campus Natal, Thiago Loureiro, que esclareceu dúvidas e explicou como se deu o processo de implantação do programa na instituição.

Abordando aspectos relevantes do Jovem Aprendiz e a trajetória de sua execução no IFRN que começou em meados do ano 2016, o Assessor Thiago Loureiro incentivou os coordenadores a investirem no programa, destacando a sua importância enquanto ferramenta de inserção de estudantes no mundo do trabalho. Ele acredita que os esforços em divulgação junto as empresas farão com que o IFPB conquiste as cotas de jovem aprendiz e contribua com a retomada da economia. “O programa Jovem Aprendiz é um grande diamante que está em nossas mãos e precisa que a gente cuide e lapide. Precisamos olhar para o grande potencial que ele pode oferecer que é o de proporcionar acesso ao mercado de trabalho com registro na carteira. Um primeiro emprego ainda na condição de aluno”, lembrou Thiago.

A reunião também teve um caráter motivacional. A Coordenadora de Estágio da Reitoria, Glauciene Santana destacou a importância da adesão dos campi nessa etapa da implantação do programa, afim de promover uma maior divulgação junto aos municípios do Estado.

“O programa tem colocado o IFPB em posição de destaque nacionalmente, uma vez que já foram efetuados o cadastramento e a validação dos cursos junto ao ministério da economia e foi desenvolvido um módulo no Sistema SUAP que permitirá gerenciar todos os contratos e convênios do programa”, disse Glauciene Santana.

O próximo passo, segundo a Coordenação de Estágio do IFPB, é realizar um trabalho de divulgação para mostrar que o IFPB pode ofertar um aluno capacitado para preencher a cota de aprendiz das empresas. “Esse é um avanço institucional na inclusão de alunos no mercado de trabalho, pois permite que ele trabalhe em sua área e tenha garantida a experiência acadêmica e profissional. O estudante terá sua carteira assinada pela empresa concedente e o IFPB é o responsável pelo curso de aprendizagem do estudante”, explicou Glauciene.