Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > Colégio de Dirigentes apresenta providências para sanear situação orçamentária do campus Sousa

Noticia

Colégio de Dirigentes apresenta providências para sanear situação orçamentária do campus Sousa

Reitor Nicácio Lopes destaca empenho dos conselheiros e gestores na condução dos trabalhos
por Heranir Oliveira publicado: 19/07/2021 15h19 última modificação: 21/07/2021 09h30

O Colégio de Dirigentes do IFPB se reuniu na manhã desta segunda-feira (19) através de videoconferência. O principal ponto da pauta foi a situação orçamentária do Campus Sousa e as providências tomadas para minimizar os efeitos da queda orçamentária na unidade.

Inicialmente na reunião extraordinária do Codir os conselheiros aprovaram a ata da reunião anterior, em seguida o reitor Nicácio Lopes falou sobre a situação da pandemia da Covid-19 em nosso estado. “Graças a Deus os números começam a melhorar, inclusive eu acabei de tomar a segunda dose da vacina, mas a orientação é de não baixar a guarda, isso vale para todos nós” disse.

O Pró-Reitor de Administração abriu as discussões sobre as providências tomadas pela reitoria, a partir do relatório produzido pela comissão constituída pelo colegiado, que traçou um diagnóstico visando o saneamento orçamentário do campus. Pablo Andrey informou que será suspenso o maior contrato do campus a partir de 9 de agosto desse ano com a empresa que presta serviço de mão de obra terceirizada na unidade. “A suspensão vale, inicialmente, por sete meses e meio, mas firmamos acordo para manter uma equipe mínima necessária para o funcionamento do campus no período de suspensão das atividades presenciais, contemplando a limpeza e serviços na Unidade de São Gonçalo”. A medida vai gerar uma economia em torno de R$500 mil reais apenas neste ano de 2021, que deve abater parte do déficit orçamentário do Campus Sousa.

O diretor de administração e planejamento, Francisco Jarismar enalteceu o trabalho da comissão e disse que as providências dão um alívio para o exercício seguinte. Mazinho informou que tão logo as atividades presenciais sejam retomadas há a possibilidade de recontratar os terceirizados que foram dispensados.

Na sequência a diretora de ensino do Campus Sousa, Joselma Mendes, disse que as negociações com a empresa terceirizada foram feitas de forma consensual com o apoio da Procuradoria do IFPB. Ela informou também que foi iniciada a transferência dos bens do CVT (Centro Vocacional Tecnológico) para as unidades de Sousa e São Gonçalo.” O trabalho começou semana passada juntamente com o auxílio do pessoal do patrimônio e da informática e vai proporcionar uma economia de gastos”.

O reitor Nicácio Lopes agradeceu o empenho do Colégio de Dirigentes e dos diretores de Sousa para sanar a situação na unidade. “Desde o início a gente destacou que o IFPB é uma célula una, indivisível, não pode ser fragmentada e enquanto houver uma célula que não está bem, todo o sistema estará comprometido. Houve um esforço grande de todo esse coletivo, todos nós aprendemos muito, vamos sair mais fortalecidos” disse.

A diretora do Campus Mangabeira destacou a importância da condução desse processo como sendo “democrático e solidário”. Segundo Zoraida Arruda isso foi fundamental para o êxito do trabalho e culminasse com ótimas notícias.foto reuniao.jpg

Na reunião houve o relato de ações das Pró-Reitorias de Administração, Proexc, PRAE, PRE, PRPIPG e da Diretoria de EaD. O reitor também fez um balanço das obras em andamento no Instituto Federal, entre elas a nova sede da reitoria, e do esforço de negociação para viabilizar recursos de emendas parlamentares com a bancada federal paraibana.

Ao final Nicácio Lopes falou da implantação do Memorial da Educação Profissional que será instalado no prédio Coriolano de Medeiros. “Quando inaugurarmos a nova sede da reitoria, em Mangabeira, a Casa Rosada será transformada num memorial até o final do meu mandato em 2022. Isso representa um resgate da nossa história” concluiu. O projeto de implantação do memorial ficará a cargo de uma comissão presidida pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo.

registrado em: