Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > Colégio de Dirigentes apresenta providências para sanear situação orçamentária do campus Sousa

Reitor Nicácio Lopes destaca empenho dos conselheiros e gestores na condução dos trabalhos
por Heranir Oliveira publicado: 19/07/2021 15h19 última modificação: 21/07/2021 09h30

O Colégio de Dirigentes do IFPB se reuniu na manhã desta segunda-feira (19) através de videoconferência. O principal ponto da pauta foi a situação orçamentária do Campus Sousa e as providências tomadas para minimizar os efeitos da queda orçamentária na unidade.

Inicialmente na reunião extraordinária do Codir os conselheiros aprovaram a ata da reunião anterior, em seguida o reitor Nicácio Lopes falou sobre a situação da pandemia da Covid-19 em nosso estado. “Graças a Deus os números começam a melhorar, inclusive eu acabei de tomar a segunda dose da vacina, mas a orientação é de não baixar a guarda, isso vale para todos nós” disse.

O Pró-Reitor de Administração abriu as discussões sobre as providências tomadas pela reitoria, a partir do relatório produzido pela comissão constituída pelo colegiado, que traçou um diagnóstico visando o saneamento orçamentário do campus. Pablo Andrey informou que será suspenso o maior contrato do campus a partir de 9 de agosto desse ano com a empresa que presta serviço de mão de obra terceirizada na unidade. “A suspensão vale, inicialmente, por sete meses e meio, mas firmamos acordo para manter uma equipe mínima necessária para o funcionamento do campus no período de suspensão das atividades presenciais, contemplando a limpeza e serviços na Unidade de São Gonçalo”. A medida vai gerar uma economia em torno de R$500 mil reais apenas neste ano de 2021, que deve abater parte do déficit orçamentário do Campus Sousa.

O diretor de administração e planejamento, Francisco Jarismar enalteceu o trabalho da comissão e disse que as providências dão um alívio para o exercício seguinte. Mazinho informou que tão logo as atividades presenciais sejam retomadas há a possibilidade de recontratar os terceirizados que foram dispensados.

Na sequência a diretora de ensino do Campus Sousa, Joselma Mendes, disse que as negociações com a empresa terceirizada foram feitas de forma consensual com o apoio da Procuradoria do IFPB. Ela informou também que foi iniciada a transferência dos bens do CVT (Centro Vocacional Tecnológico) para as unidades de Sousa e São Gonçalo.” O trabalho começou semana passada juntamente com o auxílio do pessoal do patrimônio e da informática e vai proporcionar uma economia de gastos”.

O reitor Nicácio Lopes agradeceu o empenho do Colégio de Dirigentes e dos diretores de Sousa para sanar a situação na unidade. “Desde o início a gente destacou que o IFPB é uma célula una, indivisível, não pode ser fragmentada e enquanto houver uma célula que não está bem, todo o sistema estará comprometido. Houve um esforço grande de todo esse coletivo, todos nós aprendemos muito, vamos sair mais fortalecidos” disse.

A diretora do Campus Mangabeira destacou a importância da condução desse processo como sendo “democrático e solidário”. Segundo Zoraida Arruda isso foi fundamental para o êxito do trabalho e culminasse com ótimas notícias.foto reuniao.jpg

Na reunião houve o relato de ações das Pró-Reitorias de Administração, Proexc, PRAE, PRE, PRPIPG e da Diretoria de EaD. O reitor também fez um balanço das obras em andamento no Instituto Federal, entre elas a nova sede da reitoria, e do esforço de negociação para viabilizar recursos de emendas parlamentares com a bancada federal paraibana.

Ao final Nicácio Lopes falou da implantação do Memorial da Educação Profissional que será instalado no prédio Coriolano de Medeiros. “Quando inaugurarmos a nova sede da reitoria, em Mangabeira, a Casa Rosada será transformada num memorial até o final do meu mandato em 2022. Isso representa um resgate da nossa história” concluiu. O projeto de implantação do memorial ficará a cargo de uma comissão presidida pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo.