Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Campus Areia recebe Reitoria Itinerante WEB

Campus Areia recebe Reitoria Itinerante WEB

O reitor Nicácio Lopes e sua equipe conversaram com servidores e alunos do Campus
por publicado: 05/05/2021 17h33 última modificação: 05/05/2021 17h55

O Campus Areia do IFPB recebeu na manhã desta quarta-feira (05) o reitor Nicácio Lopes e sua equipe gestora para mais uma edição do Programa Reitoria Itinerante WEB, por meio do Google Meet. Antecedendo as duas reuniões, a cantora e compositora Rejane Ribeiro, ex-aluna do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Condutor Ambiental destacou a atuação do Campus em todas as esferas da sociedade e, em agradecimento, cantou a música “Tempo” de sua própria autoria.

A diretora-geral do Campus Areia, Cláudia Brandão, em sua saudação e prestação de contas, falou sobre a trajetória daWhatsApp Image 2021-05-05 at 17.18.58.jpeg Unidade desde a implantação, em 2014, aos dias atuais, destacando a criação do Núcleo de Apoio a Atividades de extensão (NAEDA) no mesmo ano; o I Encontro de Cultura e Arte e o Encontro de Extensão (ENEX), realizado em 2015 e os cursos ofertados por meio do PRONATEC. Ressaltou também a participação e promoção de eventos, ofertas de cursos FIC e em 2018, o início das ofertas dos Curso Técnico em Restaurante e Bar e o Curso Técnico em Administração Subsequente, além de feiras gastronômicas e eventos de relevância nacional capacitação dos trabalhadores das feiras, alguns deles recebendo um certificado pela primeira vez. Houve também avanços na assistência estudantil, sobretudo no período pandêmico.

O reitor Nicácio Lopes, iniciando as saudações aos presentes, destacou a beleza bucólica da cidade e a relevância de personagens célebres da nossa literatura e da arte como o escritor José Américo de Almeida e o pintor Pedro Américo, que são naturais de Areia. Sobre o Campus ele elogiou o trabalho desenvolvido pela comunidade em atendimento as demandas da sociedade que compreende a região polarizada pela cidade.

A reunião com os alunos aconteceu no período das 8h às 10h e trouxe a seguinte pauta: 1. Assistência estudantil – auxílios para a internet e aquisição de equipamentos e auxílio-transporte para quando retornar as aulas presenciais; 2. acervo bibliográfico digital – material em PDF para facilitar o acompanhamento das aulas; 3. ampliação das salas de aula e melhoria para laboratório; 4. distribuição de material escolar, fardamento e vestimenta para aulas práticas (aventais e dolmas); 5. apoio para participação em eventos; e 6. estágio remunerado no Campus para alunos do Curso Técnico em Administração. Com relação as demandas dos estudantes o pró-reitor de Assuntos estudantis Manoel Macedo disse que apesar das dificuldades o IFPB mantém os esforços para atender as demandas da comunidade. Os temas discutidos foram respondidos pelos  gestores responsáveis pelas respectivas áreas e seguem para encaminhamentos.

Na conversa com os servidores, que teve início às 10h, foi levantada a seguinte pauta: 1. como e quando será definido o orçamento do Campus; 2. infraestrutura – quais os planos/ possibilidades de reforma, ampliação ou construção da nova sede (longo prazo) e melhoria dos laboratórios de gastronomia (curto prazo), contratação de serviços de internet e telefonia; 3. transporte – aquisição de micro-ônibus ou van; seleção e matrícula de cursos FIC – que todos os processos possam ser realizados em módulo semelhante ao PSCT; ampliação do quadro docente – possibilidades de contratação de professor na área de turismo (para atender ao perfil do Campus) professor de administração (para atender ao perfil de atuação do Campus), professor de administração (para atender ao perfil de atuação do Campus), professor de administração (para atender a demanda de ampliação do número de vagas) e professores de formação geral (para que venhamos ter condição de ofertar curso técnico integrado); 6. Cargos e funções – aprovação de organograma do Campus e liberação de FSG (pesquisa e extensão, ensino e administração) e FCC (para coordenação do Cursos Técnico em Administração – pedido de janeiro de 2020 e dos novos cursos.

*Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/DGCOM