Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 > Colégio de dirigentes aprova Protocolo de Biossegurança e Plano para Finalização de 2020

A aprovação das duas pautas viabilizará a conclusão do semestre letivo para cursos que necessitam de aulas práticas
por publicado: 05/04/2021 16h43 última modificação: 05/04/2021 20h55

O Colégio de Dirigentes (CODIR) do IFPB realizou na manhã dessa segunda-feira (05), a 39ª Reunião Ordinária do órgão colegiado, por meio de videoconferência, utilizando o Google Meet como ferramenta de integração entre os participantesO corpo do colegiado composto por Pró-reitores, diretores-gerais e assessores especiais discutiu orientações relativas ao Protocolo de Biossegurança e a apreciação da Minuta do Plano para finalização do ano letivo de 2020.

Os dois temas, apreciados em pauta, foram coordenados pela Pró-reitora de Ensino Mary Roberta, com relatoria da diretora do Campus Areia Maria Cláudia Rodrigues Brandão e da diretora de Articulação Pedagógica Rivânia Silva. Sobre o Protocolo de Biossegurança a relatora Maria Cláudia apresentou as medidas de segurança que serão adotadas por todos os campi, lembrando que as ações têm base nas recomendações das autoridades sanitárias, porém em caso de necessidades, mudanças poderão ser adotadas.

A diretora do Campus Mangabeira Zoraida Arruda fez algumas observações quanto a implementação das ações de biossegurança, ela destacou que os campi em fase de implantação precisam de uma atenção maior, em especial o Campus Mangabeira que compartilha estrutura com outra escola. Outros diretores de novos campi também externaram uma certa preocupação. Quanto a isso, a Pró-reitora Mary Roberta disse que as diferenças estruturais dos campi serão consideradas. Outros diretores se sentiram contemplados na fala de Zoraida.

Alguns participantes levantaram questões sobre os recursos que serão utilizados para a implementação do plano. O Pró-reitor de Administração e Finanças Pablo Andrey disse que desde o início da pandemia, foram investidos recursos na compra de objetos úteis na prevenção da Covid-19 a exemplo de tapetes sanitizantes e dispenses de álcool em gel. O IFPB, aproveitando as suas estruturas, produziu água sanitária, álcool em gel, face shields e máscaras. Tudo isso, quando ainda não havia ainda um documento que norteasse as compras de tais itens. O Pró-reitor elogiou a composição do documento e disse que agora ficará mais fácil nortear a compra do material para a proteção da comunidade.

A diretora de Articulação Pedagógica Rivânia Silva apresentou a Minuta do Plano para finalização do ano letivo de 2020. A ideia é dar condições aos professores e estudantes para realizarem as atividades imprescindíveis para o encerramento do ano letivo em curso que necessitam da prática. O reitor Nicácio Lopes parabenizou as equipes pelo trabalho realizado saudou os membros da comissão que “promoveram uma boa discussão com a aprovação e participação coletiva de todos”.

Nos informes finais a Pró-reitora de extensão Cleidenedia Morais falou sobre o Programa IF mais empreendedor, que está com uma chamada interna de adesão aberta até o dia 14 de abril. O Programa é voltado à execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a MPE´s e Empreendedores Individuais. A Pró-reitora Silvana Costa da PRPIPG, se dirigindo aos diretores pediu que cada um deles apresentasse um representante para o Conselho Editorial da Editora IFPB. Ela também informou sobre as chamadas para publicação de livros da Série Reflexões na Educação. Acesse aqui.

O Pró-reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo iniciou a sua fala parabenizando os participantes da produção dos documentos apresentados na reunião. Ele informou que em breve o IFPB poderá contar com o apoio dos estudantes do curso de psicologia para atender a comunidade estudantil em sua demanda pelo serviço de acompanhamento psicológico. Outro tema abordado pelo Pró-reitor foi a Campanha IFPB Solidário. Com o crescimento da situação de vulnerabilidade das pessoas é necessário dar mais visibilidade a campanha para atender pessoas atingidas pela fome. Para ele, o trabalho desenvolvido pelo IFPB solidário tornou-se uma referência e “é natural que as pessoas recorram a quem estendeu a mão no momento de necessidade”, destaca.

*Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/DGCOM