Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 > Unidade Embrapii IFPB integra Rede de Inovação em Transformação Digital

Unidade Embrapii IFPB integra Rede de Inovação em Transformação Digital

Rede apoia o acesso às capacidades técnicas e ao potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)
por Patrícia Nogueira publicado: 11/03/2021 11h36 última modificação: 11/03/2021 11h56

O Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba passa a fazer parte da Rede de Inovação em Transformação Digital, criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

A Rede de Inovação tem por objetivo intensificar projetos de PD&I de maior complexidade tecnológica e incentivar o uso e o desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao processo produtivo da indústria nacional, tais como de Internet das Coisas (IoT), Manufatura 4.0, Conectividade, entre outros. De acordo com o MCTI, a previsão é de que em cinco anos, pelo menos R$ 80 milhões estejam disponíveis para projetos da indústria brasileira.

O IFPB foi escolhido dentre as 62 unidades Embrapii para compor o grupo com outras 21 instituições. “Iremos atuar em projetos na nossa área de competência que é Sistemas para Manufatura e suas sublinhas, como Software para auxílio à manufatura, Dispositivos eletrônicos para suporte à indústria, Apoio à decisão na manufatura”, afirmou o Diretor do Polo de Inovação Erick Melo, complementando que os projetos apoiados pela Rede de Inovação em Transformação Digital são para a Indústria 4.0.

“Já conduzimos vários projetos com grandes empresas multinacionais na área de manufatura”. Para o professor Erick Melo o fator decisivo para a escolha do Polo de Inovação do IFPB na Rede foi o destaque conquistado nos últimos três anos. “Só temos a agradecer aos nossos pesquisadores, alunos e colaboradores por todo o trabalho que vêm desenvolvendo, levando o polo a se destacar no cumprimento de metas, na capacitação de alunos, na projeção internacional de estudantes e no alcance de seus projetos junto a empresas”, comemorou o Diretor.

O IFPB fará parte do Comitê de Infraestrutura da Rede de Inovação com dois representantes. O professor Michel Coura Dias será o titular e o professor Erick Melo, o suplente. Haverá quatro comitês técnicos: Operacionalização; Startups; Infraestrutura e Veículos autônomos e mobilidade. A presidência será rotativa e ficará inicialmente sob a liderança do Instituto Eldorado.

A solenidade de lançamento da Rede de Inovação em Transformação Digital aconteceu nesta quarta-feira (10) de forma virtual transmitida pelas redes sociais do MCTI.