Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 02 > Codir recebe balanço sobre reunião entre Conif e MEC e traça encaminhamentos

Noticia

Codir recebe balanço sobre reunião entre Conif e MEC e traça encaminhamentos

Reunião teve como foco as condições para migração das atividades remotas para as presenciais
por Patrícia Nogueira publicado: 18/02/2021 14h14 última modificação: 18/02/2021 19h23

O Reitor do IFPB Nicácio Lopes, reunido com o Colégio de Dirigentes, nesta quinta-feira (18), apresentou uma síntese do que foi debatido durante reunião entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ministério da Educação. O encontro interinstitucional mostrou os aspectos sanitários e orçamentários da Rede Federal para a migração das atividades remotas para as presenciais.

Por meio de estudos técnicos, o Conif  ponderou ao MEC que os indicadores orçamentários atuais inviabilizam a realização das atividades presenciais. O orçamento público do Governo Federal ainda está sendo apreciado pelo congresso nacional e tem até o dia 24 de março para ser aprovado. O Reitor Nicácio Lopes reiterou sua preocupação: “Apontamos o elevado grau de dificuldade de funcionamento da Rede Federal caso esse orçamento seja aprovado de acordo com a proposta que foi colocada no PLOA. Nossa peça orçamentária está sofrendo uma redução de mais de 20% em relação ao ano passado e isso é muito grave”.

Foi ponderado que não houve paralisação das atividades. “Estamos atuantes e trabalhando até mais do que se estivéssemos em situação de normalidade. Desde quando a pandemia surgiu houve uma intensificação da nossa força de trabalho. Os trabalhadores estão se reinventando e criando mecanismos para atuar na complexidade que é o ambiente virtual”, disse Nicácio.

Os dirigentes do Conif afirmaram ao Ministro da Educação que há um desejo de migração das atividades remotas parareuniao codir 18-02.png as presenciais, no entanto esse processo deve acontecer com segurança biossanitária. O IFPB enviou nesta quarta-feira (17) um oficio ao MEC solicitando que sejam incluídos no grupo prioritário os profissionais da educação (professores e técnico-administrativos).

O Colégio de Dirigentes decidiu como encaminhamento realizar a emissão de um documento que justificará o não retorno das atividades presenciais no dia 01/03, conforme preconizou o MEC por meio de Portaria 1.030 de 01/12/2020.

Também foi apontada a necessidade de indicação da prorrogação da suspensão das atividades presenciais.  A nova data será definida pelo comitê de crises que se reunirá nesta terça-feira (23).

Por fim, a Pró-Reitoria de Ensino apresentou aos dirigentes o relatório final do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) que será posteriormente incluído no novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Foi um trabalho muito árduo e após um grande diálogo com os campi trouxemos uma proposta condizente coma realidade atual, levando em consideração o caráter de um PDI alicerçado na realidade dos campi”, esclareceu o professor Richardson Correia. O plano foi aprovado pelo Codir.

reuniao  codir 2 18-02.pngApós a aprovação do POCV, a Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta agradeceu ao empenho de toda equipe que participou na elaboração do Plano: “Precisamos desse pensar coletivo para nos motivar. Ficamos muito felizes porque nossa comunidade brigou e lutou muito para que pudéssemos ter a oferta desses cursos registrados no nosso PDI. Somos uma comunidade que luta pela educação!”, declarou Mary Roberta.