Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 01 > IFPB participa do lançamento do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação

Noticia

IFPB participa do lançamento do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação

Reitor Nicácio Lopes e diretor do Polo de Inovação Erick Melo atenderam convite do Governo da Paraíba
por Ana Carolina Abiahy publicado: 19/01/2021 15h21 última modificação: 19/01/2021 15h21

O Instituto Federal da Paraíba participou da cerimônia de lançamento do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação realizado pelo Governo da Paraíba na sexta-feira. A solenidade aconteceu no antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, no centro histórico da Capital paraibana, prédio que será reformado para abrigar o equipamento voltado para a inovação, empreendedorismo e ciência. O reitor Nicácio Lopes e o diretor do Polo de Inovação do IFPB Erick Melo participaram do lançamento a convite do governador João Azevedo.

Na avaliação do diretor Erick Melo, esse é um momento histórico para o cenário de Inovação na Paraíba. “Além de atrair os olhares para aquele patrimônio histórico cultural imaterial do Brasil, irá propiciar um novo ecossistema com o intuito de convergir e promover as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Estado, atraindo investimentos nacionais e internacionais, promovendo a cultura do empreendedorismo e das Startups”, ressaltou o professor.

A expectativa é que o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação reúna o poder público estadual e municipal, em articulação com outros ecossistemas nacionais e internacionais da inovação. O objetivo é que o ambiente fortaleça a Paraíba como geradora e produtora de tecnologias, fomentando novas empresas, pesquisas e desenvolvimento. A estimativa do Governo do Estado é que mais de 300 empresas sejam beneficiadas quando o Parque Tecnológico começar a funcionar.

Segundo o projeto do Governo da Paraíba, a estrutura física abrigará espaços de convivência; empresas âncoras; recepção interativa; paredes de pesquisa e mesas touchscreen; coworking; espaços makers; ambientes de pesquisa e desenvolvimento de soluções de alto rendimento; incubadoras e aceleradoras; robótica; praça de alimentação e um auditório.

A criação do Parque visa impulsionar a inovação, especialmente nas áreas das tecnologias sociais para a saúde, a educação, a economia criativa, além de avançar para soluções governamentais nos setores de turismo, planejamento urbano, cidades inteligentes e tecnologias sustentáveis. O Parque almeja atrair investidores nacionais e estrangeiros, sendo um espaço aberto para quem trabalha na área de inovação. O investimento no local será de R$ 20 milhões.

O professor Erick Melo participou de uma live promovida pelo portal wscom, nesta segunda-feira, que abordou justamente o Parque Tecnológico. Além de representar o IFPB, o diretor Erick também representava a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

(com foto e material do Governo da Paraíba)