Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 01 > Centro de desenvolvimento do futebol será instalado em Sousa

Centro de desenvolvimento do futebol será instalado em Sousa

Projeto da Diretoria de Educação Física e Esporte da PRAE teve aprovação em edital ministerial
por Ana Carolina Abiahy publicado: 12/01/2021 14h45 última modificação: 12/01/2021 14h45

A Diretoria de Educação Física e Esporte (DEFE) do IFPB, ligada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), teve projeto aprovado em edital do Programa Academia & Futebol, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O edital da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) visa instalar 27 centros de desenvolvimento do futebol em universidades e institutos federais.

No Instituto Federal da Paraíba, o polo do Programa Academia & Futebol deve ser instalado no Campus Sousa. Quem deu a boa notícia foi o diretor da DEFE, professor Sílvio Romero Farias, após publicação do resultado final no Diário Oficial da União. O Programa deve proporcionar a prática do futebol, futsal e Beach Soccer a crianças e adolescentes e apoiar a produção científica e qualificação profissional deste esporte.

“O programa funcionará a partir da instalação de um centro de desenvolvimento do futebol que, no IFPB, funcionará no Campus de Sousa-PB, e será custeada a partir de recursos próprios da SNFDT, além de prever espaço para parcerias interministeriais e verbas de emendas parlamentares”, informou o diretor da DEFE.

O projeto do IFPB está orçado em R$ 239 mil e deve ter duração de dois anos. A meta é garantir a prática do futebol a 150 crianças e adolescentes, de ambos os sexos. A iniciativa está voltada para a comunidade externa, tendo como público alvo estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas do município de Sousa e de cidades circunvizinhas, em situação de vulnerabilidade social. Estão previstas atividades para a faixa de 18 a 23 anos.

“Essa conquista se deve a busca incessante da DEFE/PRAE, criada desde 2016, e que vinha buscando firmar parcerias para o Instituto através dos diversos ministérios que promovem editais voltados com foco no esporte e na formação profissional”, declarou Sílvio Romero. A equipe deve ainda fomentar a produção científica através de projetos de pesquisa e cursos de qualificação a profissionais da região.

Segundo o professor Silvio Farias, a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor estará em breve realizando uma reunião com todas entidades aprovadas no edital para delinear os passos para descentralizar os recursos e planejar a execução por parte das instituições contempladas. Sílvio informou que além de servidores do IFPB, profissionais externos também devem participar das ações do projeto.

“Estou bastante otimista com a implantação de um projeto deste porte no Sertão Paraibano, pois considero de suma importância para uma região tão carente de ações deste tipo e que possui um enorme potencial no que refere a clientela e também pela qualidade dos profissionais que serão responsáveis comandando o projeto”, finalizou o diretor da DEFE-PRAE.