Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 11 > Mobilização por um orçamento justo para a educação une IFPB

Mobilização por um orçamento justo para a educação une IFPB

Ato virtual das entidades será nesta quinta-feira, a partir das 15h
por Ana Carolina Abiahy publicado: 03/11/2020 16h30 última modificação: 03/11/2020 16h30

A luta por um orçamento justo para a educação no ano de 2021 vem mobilizando diversas entidades. Nesta quinta-feira, o IFPB vai realizar um ato público virtual ao lado do Sintef-PB, DCE e Grêmio Estudantil com vista a mobilizar a sociedade acerca da necessidade de não diminuir os recursos públicos investidos no setor educacional. A partir das 15h do dia 5 de novembro, o evento será realizado por meio de um link na plataforma Zoom. Acesse aqui.

O canal da TV IFPB no Youtube e a página IFPB Oficial também vão retransmitir o evento. Mas, lembrando que a participação efetiva com direito a fala só é possível no Zoom. Na programação, está prevista uma explanação do pró-reitor de Administração e Finanças do IFPB, Pablo Andrey Arruda. Ele comentou que a previsão inicial, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) a ser enviada pelo Governo Federal para o Congresso Nacional, pode implicar em uma redução de 25% para as verbas de custeio do Instituto Federal da Paraíba e de quase a mesma porcentagem na área de capacitação.

O Coordenador geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), David Lobão, destacou que a previsão inicial da PLOA previa um corte de 25% nos recursos da área educacional em comparação com este ano. Com a mobilização das frentes parlamentares do Congresso Nacional, hoje espera-se que a redução chegue a 10%. David Lobão informa que há 17 frentes parlamentares em defesa do orçamento justo para a educação.

O ato virtual do IFPB deve contar com a presença da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais. A comissão que organiza o ato público espera uma grande adesão da comunidade do IFPB em busca da conscientização sobre a necessidade de investimento no setor educacional. O evento terá a participação do reitor do IFPB, Nicácio Lopes, do Colégio de Dirigentes da instituição, formado pelos pró-reitores e os diretores dos 21 campi, bem como de toda a comunidade estudantil e de professores e técnicos, que também podem participar do evento.

Várias entidades já promoveram eventos virtuais com esta mesma finalidade em busca de uma mobilização da sociedade brasileira contra os cortes que impactam vários setores do país. A preocupação das instituições é evitar a perda da qualidade nos serviços prestados já que há um aumento no número de matrículas no passar dos anos, o que deveria ensejar um acréscimo nos recursos financeiros por parte do Governo e não a sua diminuição.

Arte: Sintef-PB adaptado pela DGCom