Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > Reitor aprova formato da Reitiweb

Noticia

Reitor aprova formato da Reitiweb

O professor Nicácio Lopes definiu a retomada dos trabalhos virtuais do Programa Reitoria Itinerante para o próximo dia 28
por publicado: 15/08/2020 09h13 última modificação: 18/08/2020 08h46

A versão virtual do Programa Reitoria Itinerante foi apresentada ao reitor Nicácio Lopes no final da tarde, desta sexta-feira, dia 14. O gestor avaliou a proposta, sugeriu ajustes e anunciou um simulado para a próxima sexta-feira, dia 21, no âmbito da Reitoria.

Se a experiência desta semana for bem sucedida, o Programa vai passar por um test drive no próximo dia 28, no Campus Itaporanga que, segundo estudo técnico da DGTI, a unidade apresenta características mais nítidas de problemas de conectividade.

“A realização de uma reunião de trabalho do Programa Reitoria Itinerante requer muitos cuidados, por isso precisamos testar cada momento, cada situação, para que os nossos encontros com a comunidade continuem, cada vez mais, produtivos e motivadores”, afirmou o reitor Nicácio Lopes.

O gestor declarou sua satisfação com a versão virtual do Programa que poderá ser utilizado durante o período pandêmico e fora desses momentos sombrios quando for conveniente realizar reuniões alternativas que atendam momentos específicos da vida acadêmica e administrativa da Instituição.

De acordo com o reitor Nicáco Lopes, a versão Reitiweb preserva a essência do Programa já consolidado pela comunidade acadêmica e contempla as necessidades prementes do distanciamento social determinado pelas autoridades sanitárias, adotadas pelo IFPB como melhor forma de nos prevenir contra a Covid-19.

O reitor Nicácio Lopes destacou as principais conquistas do Programa Reitoria Itinerante desde a criação em 2014, elogiou o trabalho do GT e acrescentou: “A versão Reitiweb potencializa a versão do Programa presencial e promove as suas ações ao status de política institucional do IFPB”. O gestor explicou ainda que a retomada dos trabalhos não começa do zero. “Trata-se do sequenciamento de uma agenda pública, de direitos conquistados pela comunidade acadêmica”.

Conforme ficou estabelecido durante a reunião desta sexta-feira, a primeira videoconferência será com os estudantes, seguida por professores e técnico-administrativos. Por fim, a terceira reunião com os gestores locais quando acontece a sistematização do plano de ação. O coordenador do Programa, professor Almiro de Sá Ferreira, disse que os campi serão orientados a partir de agora sobre a realização das reuniões virtuais de planejamento para definição das pautas por ordem de prioridade.

Dentre as orientações macro para realização da Reitiweb se destacam: recomendação de seis temas por videoconferência; entrada nas salas de reunião virtuais com pelo menos meia hora de antecedência para melhor ambientação com as recomendações técnicas para alinhar o transcorrer do evento.

Reuniões ao longo da semana devem ocorrer, também, com as equipes da DGCOM e da DGTI. “A ideia é minimizar erros e maximizar acertos na condução dos trabalhos”, finalizou o reitor ao pontuar que as reuniões virtuais devem ser tão empáticas e confortáveis quanto as presenciais.

* Filipe Donner -  jornalista e diretor de Comunicação e Marketing do IFPB