Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > Polo de Inovação seleciona estudantes para compor banco de especialistas

Noticia

Polo de Inovação seleciona estudantes para compor banco de especialistas

Podem se credenciar estudantes do IFPB e de outras Instituições de Ciência e Tecnologia
por Patrícia Nogueira publicado: 13/08/2020 10h12 última modificação: 18/08/2020 08h51

O Polo de Inovação retificou o edital de credenciamento de estudantes para compor o banco de especialistas da unidade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de dezembro, por meio do envio da documentação exigida e preenchimento deste formulário.

Com o novo edital, estudantes de outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) também podem se inscrever. Outra novidade trazida pela retificação foi a reformulação dos critérios e valores de pontuação que correspondem à Avaliação Curricular do Candidato.

Dentre as atividades a serem desempenhadas pelos estudantes credenciados estão: Integrar equipe de desenvolvimento de projeto, realizando atividades de PD&I e/ou Extensão Tecnológica, com participação voluntária ou recebimento de bolsa, respeitando a legislação e normas definidas em Resoluções do IFPB relativas a essas atividades; Participar de Cursos de Capacitação e Formação sempre que requisitados pelo Coordenador do Projeto ou Coordenação de Formação de Recursos Humanos do Polo de Inovação; Participar de Comissões de Organização de Eventos no âmbito do Polo de Inovação.

De acordo com o Coordenador de Formação de Recursos Humanos, Prof. Alex Sandro Cunha, a participação do estudante em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parceria com empresas do setor privado é uma importante oportunidade para desenvolver seu conhecimento e habilidades vivenciando problemas e situações reais demandadas pela indústria. “Esta experiência tambem é uma forma de fomento à cultura do Empreendedorismo na formação do estudante”, destacou o professor Alex Sandro. 

Além disso, o estudante credenciado junto ao Banco de Especialistas  é habilitado a participar de atividades de capacitação complementares à sua formação técnica, promovidas pelo Programa de Formação de Recursos Humanos do Polo de Inovação. “Trata-se de um programa contínuo de aperfeiçoamento profissional que privilegia o desenvolvimento de competências humanas”, lembrou Alex Sandro. O Coordenador explica que após ser credenciado, o estudante passa por um processo seletivo para ser alocado em um projeto e é acompanhado por um programa de mentoria.

“Neste programa, um docente envolvido no projeto é designado para acompanhamento do discente em todas as etapas de formação e participação em atividades promovidas pelo Polo de Inovação. O mentor tem a tarefa de orientá-lo e avaliá-lo quanto à consolidação das competências adquiridas e colocadas em prática durante sua participação no projeto, proporcionando um acompanhamento personalizado”, afirmou o Coordenador de Formação de Recursos Humanos, Alex Sandro Cunha.

Acesse aqui o edital retificado.

Acesse aqui os anexos