Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > IFPB participa do IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

Noticia

IFPB participa do IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

O Encontro teve como tema o desenvolvimento de capacidades para a localização e acompanhamento do progresso da Agenda 2030
por Gustavo Rodrigues publicado: 21/11/2019 18h44 última modificação: 21/11/2019 18h44

Nesta terça-feira (19), representantes de instituições públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão, e membros de organizações da Sociedade Civil participaram no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, em Campina Grande, do IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil. O IFPB foi representado pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Maria Cleidenedia Morais Oliveira. 

Para Cleidenedia Oliveira, participar do IV Encontro Nacional da ODS Brasil foi bastante enriquecedor, uma vez que as ações do IFPB no ensino, pesquisa e extensão precisam estar convergentes com esses 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e, durante o evento, os participantes tomaram conhecimento do acompanhamento das ações da Agenda 2030. “Eu considero muito importante a nossa participação porque agora o IFPB também faz parte da Rede ODS. Durante a Expotec, nós assinamos um termo de compromisso, juntamente com as demais instituições de ensino superior, para vincularmos nossas ações aos objetivos de desenvolvimento sustentável”, esclareceu a Pró-Reitora.

De acordo com a professora Ricélia Marinho Sales, líder do grupo de pesquisa em sistemas de indicadores urbanos, rurais e ambientais, e representante da Rede ODS Brasil, "o IV Encontro Nacional da Rede ODS Brasil realmente veio para a Paraíba para nos ajudar a vislumbrar com mais nitidez como poderemos nos próximos dias estreitar as relações entre os segmentos dos setores públicos e privados em prol do desenvolvimento de capacidades tanto para o acompanhamento do progresso da Agenda 2030, quanto para a adequação dos indicadores e metas que foram criadas visando a uma parametrização global”.

A programação do evento foi dividida em três momentos: o primeiro aconteceu na segunda-feira (18), com uma visita de campo fechada para instituições e convidados; o segundo, realizado na terça e na quarta-feira (19 e 20/11), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, teve a abertura institucional do Encontro e a apresentação de painéis e realização de debates, e encerrando o evento, nesta quinta-feira (21), será feito um planejamento da Rede ODS Brasil, que também será um momento fechado para convidados.

Durante a programação da terça-feira (19), foram apresentados os painéis “Financiamento para o desenvolvimento sustentável”; “Governança Multinível e Planejamento Governamental para a Localização da Agenda 2030” e “Agricultura Sustentável como elemento integrador dos ODS e potencializador do desenvolvimento territorial”.

Na quarta-feira (20), foram abordados os temas do desenvolvimento de capacidades para a localização e acompanhamento da Agenda 2030 e formados grupos de trabalho com membros da sociedade civil.

A Rede ODS Brasil é formada por instituições do poder público, instituições de ensino, pesquisa e extensão e organizações da sociedade civil que têm por objetivo estabelecer parcerias multisetoriais que contribuam com a efetiva construção e execução da Agenda 2030 no país.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.