Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 10 > Projeto “Rotas TIC e economia circular” terá contribuição do IFPB

Noticia

Projeto “Rotas TIC e economia circular” terá contribuição do IFPB

Iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Regional pretende colocar a PB em destaque na inovação e competitividade
por publicado: 04/10/2019 11h11 última modificação: 04/10/2019 11h11

O IFPB participou da instalação dos polos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Economia Circular, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.  O Instituto agora faz parte do Comitê Gestor para desempenhar ações nos dois segmentos e está representado pelos professores Francisco Dantas (Diretor de Pesquisa) e Maxwell Amaral (Diretor de Inovação), compondo o Comitê TIC e Valdecir Teófilo Moreno e Marceu Oliveira Adissi, compondo o comitê de Economia Circular.

A iniciativa, fomentada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), pretende fazer da Paraíba um vetor de capacitação de mercados, competitividade, desenvolvimento e inovação e contará com a parceria do IFPB e de outras instituições acadêmicas, governamentais e privadas. No mês de outubro será realizada a segunda reunião para definir os projetos que serão contemplados com recursos e um cronograma de execução.

“O IFPB pode contribuir com esse projeto no tocante à pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico”, afirmou o Diretor de Pesquisa Francisco Dantas. Ele informou que o IFPB participou do desenvolvimento de um mapa de investimentos na Paraíba, junto com o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais (Plades), intitulado “Paraíba de Oportunidades”, que foi o pontapé inicial para a entrada do IFPB como parte do comitê gestor.  “A ideia é criar mecanismos para impulsionar as TICs no Estado. O ponto positivo é que poderemos fortalecer a economia e o nosso ecossistema”, afirmou Franciso.  O polo irá atuar inicialmente nos maiores centros locais compreendendo as cidades de João Pessoa, Campina Grande e Itabaiana.

O Diretor de Inovação do IFPB, Maxwel Amaral, afirmou que o IFPB vem sendo destaque na área de inovação e poderá usar a sua expertise na execução e gestão de projetos: “Assim que chegarem as demandas para os polos, o IFPB poderá executar sob demanda, sozinho ou em parceria com outras instituições. O objetivo é, através da extensão tecnológica, levar tecnologia para a sociedade e empresas em geral”, explicou o diretor.

Com relação às ações do Comitê de Economia Circular, o professor Valdecir  afirmou que foi feito um diagnóstico territorial e construída de uma estratégia de ação compartilhada, além de uma carteira de projetos para os setores da Economia Circular no âmbito das regiões intermediárias de João Pessoa e Campina Grande. A ideia, de acordo com o Valdecir, é buscar nos projetos de pesquisa e inovação aqueles que têm o viés de economia circular e que ofereçam soluções para o meio ambiente. Os selecionados irão compor uma carteira de projetos e receberão financiamento.

“O Polo Paraíba Circular foi criado a partir da configuração de situações problemas no território Brasileiro. Houve a definição de Regiões Imediatas João Pessoa, Itabaiana e Campina Grande com vistas a Analise de SWOT e uma Visão de Futuro. Um dos objetivos a serem alcançados é de ser, até o ano de 2025, referência em projetos e políticas de economia circular para o desenvolvimento do nordeste”, destacou Valdecir.

A economia circular é uma alternativa ao método tradicional de economia linear (extrair, transformar e descartar).  O método linear gera desperdício e desgaste do meio ambiente.  Já o método circular mantém os produtos e materiais em ciclos de uso e regenera os sistemas naturais, estimulando, inclusive, a reciclagem e o uso de resíduos como fonte de novos produtos.