Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 > PSCT 2020.1: Prorrogadas as inscrições para cursos técnicos do IFPB

PSCT 2020.1: Prorrogadas as inscrições para cursos técnicos do IFPB

São ofertadas 3.740 vagas em toda Paraíba. O novo prazo para inscrições é 10 de novembro
por Patrícia Nogueira publicado: 05/11/2019 10h09 última modificação: 11/11/2019 09h06
Arte: Pablo França

O Instituto Federal da Paraíba prorrogou o período de inscrição para a seleção de ingresso em cursos técnicos no semestre de 2020.1. Estão sendo ofertadas 3.740 vagas em diversos cursos em todos os campi do IFPB. As inscrições, que começaram no dia 23 de setembro, foram prorrogadas até o dia até o dia 10 de novembro. O restante do cronograma também sofreu alterações.

Podem se inscrever para os cursos técnicos integrados estudantes que terminaram ou estão terminando o 9º ano do ensino fundamental. Para esta modalidade estão sendo ofertadas 2.440 vagas. Já para os cursos técnicos subsequentes, cuja oferta é de 1.240 vagas, podem se inscrever aqueles que já concluíram ou estão concluindo o 3º ano do ensino médio. Há ainda a seleção para o curso técnico subsequente em instrumento musical com 60 vagas para os campi de João Pessoa e Monteiro.

Ainda dentro do PSCT 2020.1, houve um acréscimo de 60 vagas para os cursos Técnicos Integrados em Informática e em Meio Ambiente do Campus Santa Rita, sendo 30 vagas a mais para cada um.  O campus Sousa (unidade sede) também recebeu 30 novas vagas, passando a ofertar o Curso Técnico em Informática no turno vespertino. Os editais dos processos seletivos passaram por retificações.

Acesse abaixo os editais:

Edital 147/2019 retificado pelo Edital 167/2019 - PSCT 2020.1 - Processo Seletivo para os cursos integrados

Edital 148/2019 retificado pelo Edital 168/2019 - PSCT 2020.1 - Processo Sel. para Cursos Técnicos Subsequentes

Edital 149/2019 retificado pelo Edital 169/2019 - PSCT 2020.1 - Processo Sel. para Curso Téc. Sub. Instrum Musical

A seleção se dá por análise do desempenho escolar e as inscrições são gratuitas. Para se inscrever é necessário preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Inscrição, disponibilizado no endereço eletrônico (clique aqui) , inclusive o Questionário Socioeconômico; Anexar Histórico Escolar ou documento equivalente. Caso não for possível anexar o Histórico Escolar o candidato poderá anexar declaração emitida pela escola (conforme modelo constante no Anexo II do Edital).

Do total de vagas ofertadas, o IFPB reserva 50% para candidatos Egressos de Escolas Públicas. Há ainda um percentual voltado para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, pessoas com deficiência,  pessoas autodeclaradas pretos, pardos e indígenas.

As vagas para o PSCT 2020 são para os campi de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Sousa.

O candidato pode escolher dentre os 89 cursos ofertados nos eixos tecnológicos de: ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, recursos naturais e segurança.

Atualizado em 30/10/2019