Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 > Colégio de Dirigentes se reúne em Itaporanga

Colégio de Dirigentes se reúne em Itaporanga

Reitor, pró-reitores e diretores participaram da reunião durante toda a segunda-feira (19)
por publicado: 19/08/2019 16h44 última modificação: 22/08/2019 08h07

O reitor Nicácio Lopes e sua equipe de pró-reitores e diretores dos campi reuniram-se durante toda a segunda-feira (19), no Campus Itaporanga, para cumprir pauta ordinária do Colégio de Dirigentes.

Os membros do colégio iniciaram suas falas com os informes gerais, apresentando ao público as principais ações em andamento de suas pastas. Durante a manhã houve o relato das pró-reitorias.

A primeira apresentação foi da Pró-Reitora de Extensão Cleidenedia Oliveira, que anunciou o quantitativo de inscritos no Enex, ultrapassando a marca de 800 inscrições. O campus que obteve mais inscrições foi o de Sousa, com mais de 100 inscritos. O encontro acontece no mês de setembro no Campus Campina Grande. Também foi apresentado o Programa de Educação Digital e alguns cursos FIC, onde os campi devem se manifestar para aderir em suas unidades. “Estes dois instrumentos são uma grande oportunidade para os campi trabalhar com a comunidade”, disse Cleide.

A Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha, abordou o programa estratégico da gestão da inovação. Falou também das ações da pesquisa,  projetos, editais, orçamentos e como o contingenciamento afetou o andamento dos projetos. Apresentou algumas ações da pós-graduação, como novos cursos ofertados, editais de fomento, criação do Centro de Monitoramento da Inovação no Campus Campina Grande e do Observatório. “Com a criação destes espaços, vamos observar cada projeto de pesquisa em todos os campi e seu potencial de inovação, procurar os pesquisadores para fazer o registro de software e patentes e, assim, conseguir aumentar o número de patentes no Instituto. Quem vai atuar nesse monitoramento são os bolsistas alunos do Mestrado Profissional em Inovação (ProfNit), supervisionados pela Diretoria de Inovação Tecnológica".

Votação.jpegDurante o período da tarde, o advogado da Procuradoria Federal junto ao IFPB, Rodrigo Barreto, abordou os temas Integridade e Boa Governança. "São dois conceitos que derivam do setor privado e estão sendo absorvidos pelo setor público, e estão em bastante evidência atualmente, sendo cobrados de forma incisiva pelos órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União (CGU).   Governança trata-se de todos os atos concernentes à tomada de decisão e implementação desta decisão pelo órgão para gerar valor público à sociedade. Já a Integridade é uma das dimensões da Governança que diz respeito à conformidade dos atos, ou seja, um conjunto de ferramentas destinadas à prevenção da corrupção", explica.

Houve ainda um momento dedicado à exposição, por partes dos diretores, das ações que estão sendo realizadas em cada campus. Para o diretor do Campus Sousa, Francisco Cicupira, o encontro foi bastante proveitoso, com uma agenda produtiva e exitosa. Durante sua fala, o gestor destacou o momento delicado que as instituições públicas de educação têm vivido. "Estamos num momento de bastante perplexidade no cenário nacional, momento que tem necessitado muita força e a realização de ações por parte dos campi. Em Sousa, estamos realizando um trabalho hercúleo nos últimos dias, com a realização de divulgação externa do campus através do Programa Interdisciplinacidade, além da agenda diária prevista no calendário escolar. Ações como esta têm repercutido na nossa região e servem para criar foças e coragem para encarar as adversidades que estamos enfrentando".

A avaliação do reitor Nicácio Lopes também foi bastante positiva. "Tivemos um processo bastante participativo, com presença de mais de 80% dos diretores dos campi, além das pró-reitorias, diretorias sistêmicas e procuradoria; além disso todo o conteúdo apresentado  foi bastante denso, com a realização de vários debates importantes, demonstrando integração e comprometimento dos presentes. O Codir é uma instância consultiva do IFPB, ou seja, é mais uma ferramenta de planejamento e diagnose do que vem sendo concebido em termos de ação e politicas públicas de todas as pastas do Instituto. Aqui realizamos análise e monitoramento, que representa uma apuração do que vem sendo feito, para aprimoramento. Estamos confiantes de que essa ação de diálogos, diagnósticos e de projeções fazem parte da dinâmica de compartilhamento do processo decisório que o Codir representa", finalizou o reitor.

Acesse o álbum de fotos da reunião na nossa página do facebook oficial.

Confira a reportagem em vídeo:

Texto: Patrícia Nogueira e Verônica Rufino - DGCom