Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 07 > Reitor Nicácio Lopes participa de reunião no Conif e cumpre agenda no MEC

Noticia

Reitor Nicácio Lopes participa de reunião no Conif e cumpre agenda no MEC

Representantes da Rede Federal avaliam atividades desenvolvidas no primeiro semestre e traçam metas para o segundo semestre
por publicado: 05/07/2019 13h55 última modificação: 05/07/2019 13h54

Termina hoje (03), em Brasília, a reunião estratégica e de planejamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Científica e tecnológica (Conif). Até o final da reunião, o grupo analisará as atividades desenvolvidas no primeiro semestre e fará a projeção dos temas prioritários para a segunda metade do ano.

Reitor_no_Conif.jpegO coordenador da Câmara Temática de Gestão de Pessoas do órgão e reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes, disse que a reunião estratégica chega ao seu último dia com um saldo positivo de discussões e proposições dos vários fóruns do Conif e, em especial, o Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep), que trouxe vários encaminhamentos em prol da categoria dos servidores (professores e técnico-administrativos) que atuam na Rede Federal. Outros representantes de mais oito fóruns de assessoramento das câmaras temáticas do Conif também estiveram reunidos em Brasília nos últimos dias.

O reitor Nicácio destacou a participação da Paraíba no Forgep, Fórum de Gestão de Pessoas, que aconteceu na semana passada, nos dias 26 e 27/06, e enalteceu a intervenção feita por Agnaldo Tejo, servidor do IFPB e membro do órgão, durante a reunião com a Setec, ocorrida ontem (02), que solicitou ao secretário da Setec Ariosto Antunes Culau intermediação com o MEC, para que a subdelegação para nomeações e designações de funções fosse agilizada, visto que toda a Rede Federal estava enfrentando dificuldades para dar prosseguimento às efetivações de funções, fato que impedia a celeridade das ações de gestão. Em resposta a essa solicitação, o secretário Ariosto Antunes garantiu que ainda esta semana será publicada uma Portaria Ministerial, subdelegando competência aos reitores, restituindo esses poderes aos gestores da Rede Federal.

O coordenador do Forgep, Agnaldo Tejo, disse que, paralelamente à reunião do Conif, os fóruns também estiveram reunidos, subsidiando o planejamento da rede federal para o segundo semestre.

Ainda de Brasília, o reitor Nicácio informou que a sua agenda por Brasília logrou êxito com pleitos prevendo acolhimentos de ofícios solicitando TEDs para conclusão de obras e para mobiliar os campi nas cidades de Esperança, Itaporanga e Santa Rita. Ele disse também que encaminhou solicitação de aporte financeiro para obras de construção civil da sede do Polo de Inovação e aditivo das obras do bloco de salas de aula no Campus Cajazeiras.

Em defesa da educação profissional no Estado, o gestor paraibano apresentou indicadores do Instituto Federal da Paraíba para as autoridades em Brasília com destaque para o número de inscritos no SISU 2019 que somou 50.116 candidatos. Se comparado ao ingresso em 2018 que obteve 34.547 o incremento foi de 45%.

Além de demostrar o crescimento da demanda no ensino superior com a criação de seis novos cursos superiores com predominância na área de engenharia e licenciatura, o reitor também apresentou números concernentes ao crescimento da pesquisa e extensão.

O IFPB conta atualmente com mais de 200 grupos de pesquisa e cerca de 500 projetos de pesquisas em andamento. Este universo da pesquisa e extensão reúne mais de 1.300 professores, sendo 380 doutores e 707 mestres. O reitor Nicácio disse ser grato ao trabalho árduo da comunidade acadêmica do IFPB que mantém a instituição bem avaliada perante os órgãos competentes e à sociedade paraibana.

*Filipe Donner - Diretor de Comunicação e Marketing do IFPB