Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 12 > Paraíba e o IFPB presentes na Feira da Agricultura Familiar em Gramado - RS

Paraíba e o IFPB presentes na Feira da Agricultura Familiar em Gramado - RS

Evento reuniu cerca de 40 famílias do Sul e Nordeste
por publicado: 11/12/2018 19h52 última modificação: 12/12/2018 08h59

Cerca de 40 famílias agricultoras do Sul e do Nordeste apresentaram seus produtos durante a Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu de 06 a 09 de dezembro, em Gramado – RS. Na feira os visitantes encontraram arroz, geleias, queijos, embutidos, biscoitos, pães, sucos, chás, vinhos, espumantes, cervejas, cachaças, doces, embutidos, mel e entre outros alimentos.

A forma de produção artesanal e familiar, agroecológica e sustentável é o diferencial que marca os produtos da agricultura familiar. Todas as etapas da produção desde o cultivo e ou a criação animal até a embalagem dos produtos para a comercialização têm o cuidado de preservar o meio ambiente e garantir a continuidade da tradição familiar, valorizando as práticas e saberes ancestrais presentes nas famílias camponesas.

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do Instituto Federal da Paraíba – IFPB e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário –Sead, além de autoridades, representantes de organizações sociais e representações políticas de Gramado e do estado do Rio Grande do Sul.

As coordenadoras do IFPB, Josi Batista e Maria Cleidenedia, falaram sobre a importância do Projeto Fortalecimento da Comercialização e da Sustentabilidade da Agricultura Familiar e da continuidade das feiras. A agricultura familiar faz parte do contexto do IFPB, percebemos que as feiras não se encerram ao final do evento. Há outras possibilidades que vão surgindo nesses contatos, a exemplo das pesquisas, conhecimentos, intercâmbios e experiências que conseguimos construir junto com os agricultores, disse Josi.

Através de uma parceria com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, a Sead também está desenvolvendo a proposta de inserção de gôndolas da Agricultura Familiar nos supermercados. Nessas prateleiras identificadas, os consumidores poderão encontrar os produtos das famílias agricultoras, reduzindo o número de atravessadores nesse percurso da produção ao consumo. Segundo o Secretário da Sead, Jefferson Coriteac, a partir de agora os grandes supermercados irão identificar o que são e onde estão os produtos da agricultura familiar da mesma forma que os produtos agroecológicos e orgânicos, diretamente da roça para os consumidores, confirmou Coriteac.

Também esteve presente na solenidade o vice-prefeito de Gramado – RS, Renato Bertoja, que durante sua fala informou que atualmente o município possui 458 famílias agricultoras. O município de Gramado tem uma atenção especial aos agricultores familiares, atualmente 80% da merenda escolar é de produtos da Agricultura Familiar, afirmou o vice-prefeito.

Para o delegado da Sead, Márcio Madalena, eventos como este, podem potencializar e fortalecer a produção da agricultura familiar para atender mercados específicos. "Nós temos que mostrar que a agricultura familiar é extremamente competitiva, não pela quantidade de produção, mas por nós sermos o país com condições de alimentar o planeta com uma agricultura empresarial muito bem preparada, exportadora de commodities e uma agricultura familiar capaz de atender mercados específicos", reforçou Madalena.

Durante o evento também foi apresentada a proposta à prefeitura de Gramado de inserir a feira da Agricultura Familiar dentro da programação cultural do Natal Luz, evento que movimenta a cidade durante o período de fim de ano, com a circulação de mais de 2 milhões de turistas. Também foram entregues mais 04 selos da agricultura familiar a expositores da região presentes no evento.

Confira o album de fotos no facebook.

*Patrícia Ribeiro - jornalista do Programa de Agricultura Familiar do IFPB