Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > Simpósio Internacional de Agricultura Familiar começa dia 21

Noticia

Simpósio Internacional de Agricultura Familiar começa dia 21

Evento debate inovações e demandas da agricultura familiar
por publicado: 20/11/2018 09h07 última modificação: 21/11/2018 08h21

Com o objetivo de reunir agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e autoridades governamentais para debater sobre inovações e demandas da agricultura familiar, será realizado no período de 21 a 24 de novembro, das 09h às 13h, na Estação Ciência Cabo Branco, o I Simpósio de Agricultura Familiar, promovido pelo IFPB e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec). 

A programação será aberta no dia 21 com um coquetel às 19h, na Estação Ciência Cabo Branco e contará com a presença do Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, do Secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac e do Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Clique aqui e veja o convite.

Na ocasião serão realizadas oficinas e rodas de conversa. Alguns dos temas tratados abordam sobre regularização fundiária, fortalecimento da política rural, pescado, turismo, novos mercados, parceria com organismos internacionais, empoderamento feminino na agricultura, dentre outros. As oficinas são gratuitas e ofertam 20 vagas. Confira a programação.

A programação do Simpósio contempla a realização da Feira de Agricultura Familiar que trará produtores rurais familiares expondo seus alimentos e proporcionando aos visitantes a sua degustação, por meio de uma Cozinha Show.  A Feira de Agricultura Familiar será realizada no Busto de Tamandaré, das 16h às 22h.

Na ‘Cozinha Show’, diversos produtores apresentam receitas e soluções gastronômicas com a utilização de tudo que é oriundo da agricultura familiar. “Selecionamos agricultores que produzam alimentos saudáveis e orgânicos, e promovemos a divulgação deles através da Cozinha Show, com a produção de pratos utilizando tudo que foi exposto na Feira”, disse a Coordenadora Josi Batista. Seis chefes de cozinha participarão do evento.

“Serão cerca 60 empreendimentos oriundos de vários estados do Brasil apresentando e comercializando seus produtos. O objetivo é proporcionar o acesso a novos mercados e divulgar os produtos e selos da agricultura familiar no Brasil e exterior”, afirmou a Coordenadora Girlene Formiga.

Os eventos integram a programação da I Feira de Economia Criativa realizado pela prefeitura municipal de João Pessoa, Sebrae Paraíba, com o aval da Unesco.

 

*Patrícia Nogueira - jornalista do IFPB e Luis Eduardo  - bolsista do projeto de agricultura familiar do IFPB.

*Imagem: Ascom Sead.