Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 03 > Receita Federal divulga Campanha DestiNação no IFPB

Noticia

Receita Federal divulga Campanha DestiNação no IFPB

Delegado da RF na Capital visita Reitor Nicácio Lopes para incentivar doações
por Ana Carolina publicado: 06/03/2018 17h29 última modificação: 06/03/2018 17h29

O Delegado da Receita Federal na Capital paraibana, Marialvo Laureano dos Santos Filho, e o delegado adjunto, Hamilton Sobral Guedes, realizaram visita ao reitor do IFPB, Nicácio Lopes, na tarde dessa terça-feira, 6 de março. A visita foi acompanhada pelo procurador da AGU no IFPB, Michel Laureano, e teve como objetivo divulgar a Campanha DestiNação.

O Projeto DestiNação consiste na doação de parte do Imposto de Renda para os Fundos da Criança e do Adolescente. A doação pode ser feita tanto por Pessoa Física quanto Jurídica. É possível destinar, diretamente no programa do IRPF, até 3% do imposto devido para os Fundos.

O delegado da Receita informa que aqui na Paraíba há Fundos cadastrados em 20 cidades e que são geridos de modo paritário por entidades governamentais e ONGs. Os projetos precisam estar destinados à melhoria social de crianças e adolescentes.

Marialvo Laureano esclareceu que o próprio programa do Imposto de Renda já faz o cálculo de quanto o cidadão pode doar. Ele adiantou que até mesmo o cidadão que terá restituição do valor pode fazer a doação porque ela voltaria corrigida também. O benefício é principalmente para aqueles que já vão pagar imposto porque teriam a opção de destinar parte desse valor para os projetos que tem ações concretas para a infância e adolescência da população carente.

Os servidores da Receita ressaltam que o contribuinte não pagará mais imposto e nem terá a restituição diminuída. A doação apenas permite que parte do imposto seja destinada diretamente para um Fundo, ao invés de ir para o Tesouro Nacional.

O reitor Nicácio Lopes se prontificou a dar a máxima publicidade ao projeto junto à comunidade do IFPB, especialmente aos servidores. Segundo o professor Nicácio, os interesses da campanha DestiNação são congruentes com os objetivos do Instituto Federal da Paraíba que também visam à melhoria de vida dos adolescentes e das crianças, os futuros cidadãos do país.

Segundo Hamilton Sobral, o projeto já existe há cerca de quatro anos, mas esse ano a Receita Federal na região está empreendendo uma maior campanha de divulgação da iniciativa. Material publicitário conjunto foi feito com as delegacias da Receita dos estados vizinhos visando aumentar o número de doações.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista da DGCOM 

Fotos: Filipe Donner - diretor da DGCOM