Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 12 > Extensionistas do IFPB certificam integrantes de projeto em escola de Lucena

Extensionistas do IFPB certificam integrantes de projeto em escola de Lucena

O projeto “Cibercultura e educomunicação nas comunidades” atendeu 31 alunos e cinco professores com oficinas na área da inclusão digital cidadã
por publicado: 11/12/2017 12h13 última modificação: 11/12/2017 13h44

Os integrantes do Núcleo de Tecnologia, Educomunicação, Cibercultura e Inclusão Digital (TEC-ID), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB), realizaram o evento de encerramento e certificação do projeto “Cibercultura e educomunicação nas comunidades: aplicação de tecnologias para modelos sustentáveis de inclusão digital cidadã”. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio, Izaura Falcão, no município de Lucena-PB, na última quinta-feira (07/12).

O evento contou com a participação dos alunos e professores que participaram do projeto que fortaleceu as atividades de comunicação, cultura, cidadania e inclusão já em desenvolvimento na referida escola.

O projeto “Cibercultura e educomunicação nas comunidades”, da EEEMF Izaura Falcão, foi coordenado pela professora da área de informática do Campus João Pessoa, Nadja Rodrigues da Nóbrega, com o apoio do jornalista Crisvalter Medeiros, e a colaboração dos alunos bolsistas do Curso de Design Gráfico, do Campus Cabedelo: Fernando Macêdo, Emerson Barbosa e Daniel Thedósio.

O referido projeto teve início com a realização, na Escola Izaura Falcão, de uma Unidade de Vivência no ENEX/2017, coordenada pelo Tec/Id. A partir deste evento, foram ministradas duas oficinas com a temática da inclusão digital cidadã para alunos e professores do educandário. As oficinas foram realizadas nos Laboratórios de informática do Campus Cabedelo.

Como resultado do projeto, os alunos produziram vídeos educativos enfocando os problemas da comunidade, a exemplo da recessão na atividade pesqueira, bem como temas transversais relacionados com o problema da sexualidade na adolescência, o uso de drogas lícitas e ilícitas e a atenção à diversidade cultural, etc.

A professora Nadja Rdrigues enalteceu, no encerramento, a importância do uso das novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas às questões de cidadania. O aluno da Izaura Falcão Josuel dos Santos disse que o projeto contribuiu para melhorar o entendimento sobre o uso da mídia e incentivou a utilização das tecnologias para a cidadania e a educação.

A professora da Escola Izaura Falcão Josinete Tavares da Silva assinalou a importância da parceria com o IFPB, enfatizando que o projeto fortaleceu as ações para superar as limitações culturais dos alunos e melhorar a autoestima. Segundo ela, é preciso desenvolver ações empreendedoras e mudar os métodos da educação.

O estudante bolsista do educom, Emerson Lopes, destacou a importância do projeto para estimular o pensamento e a produção coletiva. “Aprendi que é possível fazer muito com pouco e a importância do uso das ferramentas midiáticas para o exercício da cidadania”.

Para Daniel Amaral, o projeto foi uma oportunidade de crescimento como cidadão e profissional. Fernando Macêdo, integrante do projeto, disse que foi uma experiência muito gratificante.

Após o encerramento e a certificação, os integrantes do Tec/Id, juntamente com os alunos e professores da Escola Estadual Izaura Falcão, participaram de uma caminhada pela Paz, que já faz parte do calendário de atividades da referida escola.

Crisvalter Medeiros, jornalista