Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Uma história marcada por desafios e superação

Uma história marcada por desafios e superação

A série de reportagens sobre o Dia da Mulher traz hoje a trajetória de luta e superação da Professora Zoraida Almeida. Confira
por Patrícia Nogueira publicado: 09/03/2017 11h56 última modificação: 09/03/2017 17h33

Uma trajetória marcada por luta, desafios e superação. É assim que a professora Zoraida Almeida, atual diretora de implantação do Campus Mangabeira, define sua carreira.

Formada na área de engenharia elétrica, Zoraida, aos poucos, se encantou pelo universo da educação de jovens e adultos e se especializou na formação voltada para esse segmento. No auge dos seus 30 anos como professora do IFPB, ela destaca o momento atual como um dos mais gratificantes de sua carreira. Zoraida há cerca de 2 anos, está a frente do Campus Avançado de Mangabeira. Um campus cuja proposta, segundo ela mesma define, é de lidar com a vida e com a saúde das pessoas da terceira idade, através do curso de cuidados de idosos. “Dei um salto da engenharia, ao Proeja e agora na área de saúde. Eu realmente me encontrei na área de educação e agora nesse curso”.

No entanto, outra marca forte na carreira de Zoraida é a militância sindical. "Foi uma paixão que cresceu ainda como estudante, quando ingressei na faculdade e no movimento estudantil” conta.  Ao longo de sua carreira, ela afirma que precisou enfrentar diversos desafios. “Não foi fácil ser estudante, militante, trabalhadora e mulher, havia muito preconceito na época. Mulher que participava no movimento, era considerada mulher fácil, mulher da rua. Mas eu provei que era diferente.”

A condição de mãe, trabalhadora e militante vem acompanhando a professora durante boa parte de sua vida. “O retorno que eu tenho dessa dedicação, reflete em casa com os meus filhos. Eles me têm como exemplo e isso é gratificante”. Além disso, Zoraida se sente honrada quando encontra um ex-aluno bem sucedido. “Quando eu vejo um estudante meu demonstrar aquela gratificação isso pra mim é maravilhoso. Tudo isso favorece para que você siga sempre em frente”, comenta.

A professora incentiva as mulheres do IFPB, a lutarem e nunca desistirem dos seus sonhos. “Lutar, porque qualquer que seja nosso sonho, não podemos esperar parado. Esperança para que a gente tenha uma sociedade plural e coerente, mesmo que a vida faça com que nos deparemos com desafios e tsunamis, devemos sempre seguir em frente por um mundo melhor.”