Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Extensionistas reúnem-se para planejamento do PIEC

Extensionistas reúnem-se para planejamento do PIEC

O Programa Integrador Escola Comunidade (Piec) consolida as bases da política de extensão em rede do IFPB
por publicado: 19/08/2016 14h55 última modificação: 19/08/2016 14h55

A equipe técnica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB) realizou, hoje pela manhã (19), uma reunião de trabalho com 23 extensionistas de diversos Campi da Instituição com o objetivo de adaptar as propostas aprovadas no edital do Programa Integrador Escola Comunidade (Piec) às políticas de extensão institucional e nacional.

Na referida reunião, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Vania Medeiros, fez um resgate da trajetória da política de extensão implantada no IFPB, na gestão do reitor Nicácio Lopes. Segundo ela, o modelo de extensão popular em rede pode mudar os paradigmas da educação tradicional, criando uma nova visão educativa que torna o estudante mais protagonista dos processos educacionais.

A professora acrescentou que a política de extensão institucional, que vem sendo implantada no IFPB, desde 2014, tem como veículos os editais Programa Integrador Escola Comunidade (Piec), o Proevexc, o Probext Projetos; a política de Empreendimentos Sociais e os Cursos de Extensão.

A política de extensão do IFPB, acrescentou a professora Vania Medeiros, segue um modelo que vem sendo disseminado em toda a América Latina e que adota o paradigma da extensão em rede. Conforme a professora, o que se pretende é consolidar uma política indutora na extensão que possibilite a criação de processos de relacionamentos participativos com as comunidades. “Acreditamos que não estamos formando apenas para o mercado de trabalho, mas também preparando agentes promotores de mudanças sociais, capazes de gerar suas próprias condições de  trabalho e renda”, enfatizou.

A professora explanou sobre os mecanismos que a extensão dispõe para construir os processos de interfaces sociais, levando conhecimentos para as comunidades, mas também aprendendo com elas.

Vania Medeiros explicou que os mecanismos adotados na extensão do IFPB estão em consonância com os documentos nacionais que regem a política de extensão, principalmente com a Carta de Alagoas, que orienta a realização de Programas, Projetos, Cursos, Serviços e Eventos.

A professora lembrou a importância da contribuição que o professor Dimas Veras, diretor de gestão de atividades de extensão, que está afastado para doutoramento, para a construção do modelo da Rede Rizoma – tecnologia em extensão, fundamentada na filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guatari; nos pressupostos da extensão Freiriana, bem como no modelo latino-americana de extensão em rede.

A Pró-Reitora destacou o papel proativo das diretoras de extensão tecnológica, professora Maiara Melo, e de gestão das atividades de extensão, Eudna Araújo, além dos coordenadores de extensão e os próprios extensionistas, nos demais processos que contribuem para a consolidação da política de extensão do IFPB, sempre de forma indissociável ao ensino e à pesquisa.

Crisvalter Medeiros – jornalista da Proexc