Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2023 > 11 > Trabalho de pós-graduação de servidor do campus Monteiro é premiado no 5º SIMPIF

O trabalho foi premiado nas modalidades de pós-graduação, produto da pesquisa de mestrado idealizado pelo servidor Lucivaldo Ferreira e implementado em parceria com o CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
por publicado: 27/11/2023 14h28 última modificação: 30/11/2023 14h31

Na premiação do 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, ocorrida no dia 24 de novembro, o trabalho “Help Mind: Estratégia de Acolhimento de Discentes com Queixas em Saúde Mental”, de autoria do servidor e profissional da saúde do campus Monteiro Lucivaldo Ferreira Alves, foi premiado na modalidade de “Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes - CSACHLLA”. O trabalho, que é de pós-graduação, foi realizado sob orientação da docente Deyse Correa.

O trabalho surgiu como trabalho de mestrado de Lucivaldo, que foi estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da instituição, observando a necessidade de se criar ferramentas e estratégias de acolhimento e acompanhamento de discentes com queixas em saúde mental no Instituto Federal da Paraíba, tendo em vista a crescente demanda da sociedade envolvendo casos de depressão e ansiedade na adolescência.

"Toda uma pesquisa foi realizada, que culminou com a idealização de um produto do tipo aplicação de software, o Help Mind, visando facilitar o processo de acesso dos estudantes a um primeiro rastreio e atendimento, proporcionando maior capacidade de identificação, anamnese, comunicação e encaminhamento entre os setores de saúde do IFPB e o psicólogo do campus. A aplicação também auxilia nos ciclos de ações preventivas, que podem ser mais orientadas, já que se consegue rastrear a saúde mental de grupos de estudantes específicos. Entende-se que o ambiente educacional é um lugar central para a intervenção preventiva e para a percepção dos transtornos mentais, mediante uma detecção precoce diante dos sinais e sintomas apresentados”, frisou Lucivaldo.

P_20231124_161324.jpg     d1943bed-a2dc-4c2e-8bf8-4a8f723b8622.jpeg

O estudante do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Israel Travassos também colaborou com o protótipo de software do Help Mind. O docente do campus orientado por ele e também autor do trabalho, Prof. Giuseppe Lima, destacou o impacto que a premiação do Help Mind traz para o curso:

“Esse reconhecimento convalida o modelo de prospecção e empatia por demandas oriundas de problemáticas reais que possam ser solucionadas com produtos tecnológicos de software. Propomos isso na disciplina de Projeto I do nosso curso e já experimentamos o desenvolvimento de demandas de contextos de fora e de dentro do IFPB, mas o Help Mind foi o primeiro produto em parceria com um trabalho de pós-graduação da instituição. Lucivaldo trouxe toda a sua pesquisa de mestrado, visão, conceitos e ideias e proporcionou uma troca de conhecimentos e experiências muito bem-sucedida, integrando estudantes de diferentes áreas e níveis acadêmicos, algo que é bem característico do desenho de nossa rede de ensino tecnológica”.