Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2019 > 11 > Mostra 2019 de Pesquisa, Inovação e Extensão é realizada no Campus Monteiro

Mostra 2019 de Pesquisa, Inovação e Extensão é realizada no Campus Monteiro

por publicado: 07/11/2019 07h55 última modificação: 07/11/2019 10h29

Durante a semana da V TEAR, nos dias 22 e 23 de outubro, foi realizada a MOSTRA 2019 DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DO CAMPUS MONTEIRO. Ao todo, 9 trabalhos de pesquisa e 12 de extensão foram expostos de forma aberta ao público passante, ao longo de 18 sessões de exposição de pesquisa e 12 sessões de extensão.

Houve uma circulação total estimada em 433 visitantes, os quais puderam conferir de perto a produção mais recente de nossos pesquisadores e extensionistas, em especial dos projetos fomentados por editais internos do IFPB.

Diferentemente das edições anteriores, as exposições foram abertas ao público e no formato de banner digital. Esse formato permitiu uma importante interação dos pesquisadores e extensionistas responsáveis com a comunidade acadêmica interna e o público visitante externo (a maioria de escolas de ensino médio da região), os quais passaram a conhecer o quão interessante são as contribuições e os resultados conquistados por nossos projetos de pesquisa,assim como as lições aprendidas e os benefícios prestados à comunidade local proporcionados por nossos projetos de extensão.

“É importante que a nossa comunidade acadêmica e o público externo compreendam o valor que as atividades de iniciação científica, inovação e a extensão agregam na formação de nossos estudantes e na transformação de espaços e realidades, já que essas atividades oportunizam um aprofundamento e aplicação direta dos conhecimentos abordados em nossos cursos e um forte estímulo ao trabalho colaborativo”, destacou o Prof. Giuseppe Lima, coordenador de pesquisa e inovação do Campus Monteiro.

Os seguintes trabalhos de pesquisa e de extensão foram expostos nesta edição do evento:

PESQUISA

1. Formação continuada de professores: A importância da tecnologia assistiva na autonomia escolar de pessoas com deficiência
  2. UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DAS METODOLOGIAS E FERRAMENTAS EMPREGADAS NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
  3. Usability Box: Uma plataforma integrada para análises em ensaios de usabilidade
  4. Modelos Preditivos de Evasão Estudantil
  5. ESTUDO DOS AGREGADOS UTILIZADOS NO CARIRI PARAIBANO: CARACTERIZAÇÃO E EFEITOS NA QUALIDADE DO CONCRETO
  6. Microgeração de energia em instalações hidráulicas prediais
  7. Viabilizando as práticas diagnosticadora e apropriadora da CPA com a informatização de seus instrumentos autoavaliativos do IFPB
  8. ANÁLISE DA EFLORESCÊNCIA EM CORPOS CERÂMICOS UTILIZANDO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGEM
  9. ESTUDO DAS EFLORESCÊNCIAS E ABSORÇÃO EM BLOCOS CERÂMICOS

EXTENSÃO