Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2017 > 06 > Campus Monteiro realiza oficina de “Primeiros Socorros”

Campus Monteiro realiza oficina de “Primeiros Socorros”

Atividade foi uma parceria com o Samu da cidade
publicado: 08/06/2017 16h31 última modificação: 08/06/2017 17h14

O IFPB – Campus Monteiro, através do setor de saúde, realizou na última segunda-feira, 05, uma oficina de Primeiros Socorros, em parceria com os Socorristas do SAMU-192 da cidade de Monteiro-PB. Cerca de 40 alunos prestigiaram o evento.

A atividade, com uma duração de 2 horas e 30 minutos, foi avaliada de forma positiva pelos alunos, que puderam esclarecer suas dúvidas sobre os procedimentos de primeiros socorros que ocorrem em situações e ambientes muitas vezes inesperados.

A palestra foi dinamizada pelos profissionais do SAMU-192, o enfermeiro Anderson Leite e a Técnica em Enfermagem Aline, bem como os profissionais do Campus Monteiro, o Técnico em Enfermagem Lucivaldo Alves e a Médica Isabela Coutinho.

A maioria das escolas no Brasil não possui profissional de saúde em seu quadro de colaboradores para atendimento especializado em situação de emergência, por este motivo é importante que a Gestão Escolar, em parceria com os órgãos competentes, elabore estratégias para garantir a segurança do aluno, e procure revisá-las continuamente.

Durante a palestra foram simuladas algumas situações de urgência e emergência que podem ocorrer com as crianças e adultos, e demonstrado como deve ser feito o socorro de forma correta, como o desmaio, convulsão, queimaduras, hemorragias, asfixia, sangramento nasal e parada cardiorrespiratória.