Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2017 > 06 > Campus Monteiro lança projeto de extensão "BYTE Solidário"

Campus Monteiro lança projeto de extensão "BYTE Solidário"

O projeto estabelece parceria para inclusão digital de estudantes da Escola de Ensino Fundamental Adalice Remígio Gomes, através do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Monteiro
publicado: 05/06/2017 17h04 última modificação: 07/06/2017 17h22

Em sua segunda execução, o Projeto BYTE Solidário está promovendo a realização experimental de um curso de informática especialmente elaborado para a faixa etária de estudantes que estão terminando o ensino Fundamental II, basicamente pré-adolescentes. O curso que tem duração de 160 horas e com interações aos sábados das 08:00 às 12:00, possui parte prática em que são realizadas oficinas que demonstram as principais atividades que podem ser elaboradas com o auxílio do computador e da Internet.

O curso de informática do BYTE Solidário para pré-adolescentes abrange 3 grandes módulos: (I) Iniciação ao Uso do Computador, em que os estudantes melhoram a sua destreza com dispositivos de interação, aprendem sobre como o computador está organizado e noções sobre sistema operacional; (II) Uso Profissional do Computador, que contempla ferramentas de processamento de textos, planilhas e apresentações; (III) Uso Produtivo e Seguro da Internet, em que são demonstrados diversos serviços para comunicação digital, como e-mail, ferramentas para pesquisa, estudo escolar e realização de trabalhos colaborativamente, online.

O Prof. Giuseppe Lima, coordenador do projeto, comentou sobre a importância em capacitar esses jovens do 8º e 9º ano em curso de informática acelerado. "Optamos por trabalhar com estudantes dessa faixa etária dada nossa experiência prévia na capacitação de professores para uso de objetos e ferramentais digitais de ensino-aprendizagem. Muito se fala em capacitar o professor, mas os estudantes também precisam ser instruídos. Os pais ficaram extremamente motivados com a oportunidade de seus filhos realizarem um curso acelerado de informática básica, em que a grande maioria sequer possui computador disponível em casa" destacou.

O curso está selecionando os estudantes com idade maior e com faixa de renda mais baixa, até 07 de junho. Entre 08 e 09 de junho os selecionados serão contatados, bem como a lista dos contemplados será divulgada junto à direção da escola atendida pelo projeto. O curso tem previsão de início no dia 10 de junho.