Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2017 > 05 > Campus Monteiro realiza oficina educativa: Sexualidade na adolescência

Campus Monteiro realiza oficina educativa: Sexualidade na adolescência

publicado: 25/05/2017 15h32 última modificação: 25/05/2017 15h32

Dando Continuidade às ações do setor de saúde, o Técnico em Enfermagem do IFPB Campus Monteiro, Lucivaldo Alves, realizou nesta terça-feira, 16 de Maio, uma oficina educativa sobre o tema: Sexualidade na adolescência, com a participação dos alunos dos primeiros anos integrado de informática e Instrumento musical.

A adolescência é tida como uma fase confusa, caracterizada por incertezas, modificações corporais e psicológicas intensas e maior exposição de ideias contrárias àquelas impostas pela sociedade, ou até mesmo pelos pais.

A busca pela liberdade e independência, gera conflitos na própria aceitação e no círculo de amigos, descobertas, criação de uma identidade, tudo isso contribui para o amadurecimento precoce do ser humano. O exercício da sexualidade na adolescência poderá constituir risco variável para o projeto de vida e até da própria vida, bastando para isso lembrar conseqüências como: gravidez precoce, aborto, AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Quando se considera a gravidez na adolescência, torna-se cada vez mais clara a importância da educação sexual na prevenção de fatores de risco.

Segundo o técnico em enfermagem, Lucivaldo Alves, A priorização do tema, veio a partir da problemática do jovem em ter acesso as informações de forma positiva, levando em consideração que os adolescentes na sua grande maioria não costumam frequentar os serviços de saúde na atenção básica em busca de informação e orientação. "A educação sexual contribui para que o jovem — e adulto de amanhã — tenha uma vida mais integrada, saudável, com uma melhor auto-estima e maior conhecimento do próprio corpo, respeito e consciência de ter relações preventivas" finalizou.

Já o adolescente Yan Gabriel, aluno do primeiro ano de informática, afirmou que “Acredita ser importante à escola trabalhar temas como esse, pois muitos jovens tem vergonha de tirar dúvidas com amigos e familiares, a oficina pode nos informar de uma forma bastante dinâmica e descontraida, tirando muitas vezes o medo que o adolescente tem de questionar".

Já para a aluna do primeiro ano de instrumento musical, Rayane da Silva, “nunca tinha tido uma palestra ou oficina desse tipo, foi bastante esclarecedora, todos conseguiram tira suas dúvidas, sem medo. Atividades desse tipo visam alertar os jovens sobre os cuidados que devem ter com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência" indagou a adolescente.

Durante a oficina foram repassadas orientações importantes acerca do tema abordado, como: desafios na puberdade, métodos contraceptivos, masturbação, atividade sexual precoce e suas consequências,homossexualidade, gravidez precoce e DST’s.