Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2017 > 03 > Jefferson Gênero, aluno com Paralisia Cerebral, tira nota máxima em defesa de TCC

Noticia

Jefferson Gênero, aluno com Paralisia Cerebral, tira nota máxima em defesa de TCC

Aluno do Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática defendeu, no dia 22 de fevereiro, no campus Monteiro, seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e foi aprovado com nota máxima
publicado: 02/03/2017 08h15 última modificação: 07/03/2017 17h10

O discente Jefferson Gênero da Silva, aluno do Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, defendeu, no dia 22 de fevereiro, no campus Monteiro, seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC orientado pelo professor Yure Pereira Campos, sendo  aprovado com nota máxima. O mesmo discorreu sobre a temática da acessibilidade relacionada à informática para inclusão das pessoas com deficiências motoras e neurológicas. De acordo com o discente o objetivo do seu TCC é mostrar algumas das muitas ferramentas de software e de hardware para pessoas com deficiência iguais as dele.

Ao ser indagado sobre a elaboração do projeto, o mesmo afirma que teve dificuldades, entretanto não deixou que nenhuma fosse maior que seu desejo de concluir o curso. A defesa foi mais uma etapa de superação em sua vida.  A pesquisa lhe proporcionou uma amplitude de instrumentos adaptados para a pessoa com deficiência que ele desconhecia  e que lhe permite  mais oportunidade de crescimento.

A senhora Josicleide, mãe de Jefferson, disse está sem palavras com a apresentação e aprovação do TCC de seu filho e que a alegria não cabe no peito. “É muito emocionante”, disse ela. Ao ser indagada sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência na escola regular, Josicleide diz ser o ideal, pois seu filho amadureceu tanto quanto aprimorou sua forma de aprendizado  no IFPB (Instituto Federal da Paraíba) campus Monteiro.

Para Jefferson, a experiência exitosa traz o desejo de continuar seus estudos no IFPB, devido a atenção e suporte que o mesmo recebeu na instituição, que busca atender as demandas das Pessoas com Deficiência de forma humanizada, com eficiência e eficácia.

Filho e mãe contam com emoção o decorrer do curso quando nem mesmo a chuva os impediam de comparecer a instituição. Lembram com emoção quando o professor de Matemática, Bruno Luna, reservou um tempo para lhe dar um reforço, assim como Luciano Feitosa, professor de Física.

A conclusão do curso por Jefferson Gênero só vem a confirmar que a inclusão caminha paulatinamente, mas que é possível que haja oportunidade e desejo próprio. Com isto, o campus Monteiro através do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) confirma seu compromisso com  o acesso, permanência e conclusão com êxito da Pessoa com Deficiência.

registrado em: