Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2017 > 03 > Jefferson Gênero, aluno com Paralisia Cerebral, tira nota máxima em defesa de TCC

Aluno do Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática defendeu, no dia 22 de fevereiro, no campus Monteiro, seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e foi aprovado com nota máxima
publicado: 02/03/2017 08h15 última modificação: 07/03/2017 17h10

O discente Jefferson Gênero da Silva, aluno do Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, defendeu, no dia 22 de fevereiro, no campus Monteiro, seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC orientado pelo professor Yure Pereira Campos, sendo  aprovado com nota máxima. O mesmo discorreu sobre a temática da acessibilidade relacionada à informática para inclusão das pessoas com deficiências motoras e neurológicas. De acordo com o discente o objetivo do seu TCC é mostrar algumas das muitas ferramentas de software e de hardware para pessoas com deficiência iguais as dele.

Ao ser indagado sobre a elaboração do projeto, o mesmo afirma que teve dificuldades, entretanto não deixou que nenhuma fosse maior que seu desejo de concluir o curso. A defesa foi mais uma etapa de superação em sua vida.  A pesquisa lhe proporcionou uma amplitude de instrumentos adaptados para a pessoa com deficiência que ele desconhecia  e que lhe permite  mais oportunidade de crescimento.

A senhora Josicleide, mãe de Jefferson, disse está sem palavras com a apresentação e aprovação do TCC de seu filho e que a alegria não cabe no peito. “É muito emocionante”, disse ela. Ao ser indagada sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência na escola regular, Josicleide diz ser o ideal, pois seu filho amadureceu tanto quanto aprimorou sua forma de aprendizado  no IFPB (Instituto Federal da Paraíba) campus Monteiro.

Para Jefferson, a experiência exitosa traz o desejo de continuar seus estudos no IFPB, devido a atenção e suporte que o mesmo recebeu na instituição, que busca atender as demandas das Pessoas com Deficiência de forma humanizada, com eficiência e eficácia.

Filho e mãe contam com emoção o decorrer do curso quando nem mesmo a chuva os impediam de comparecer a instituição. Lembram com emoção quando o professor de Matemática, Bruno Luna, reservou um tempo para lhe dar um reforço, assim como Luciano Feitosa, professor de Física.

A conclusão do curso por Jefferson Gênero só vem a confirmar que a inclusão caminha paulatinamente, mas que é possível que haja oportunidade e desejo próprio. Com isto, o campus Monteiro através do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) confirma seu compromisso com  o acesso, permanência e conclusão com êxito da Pessoa com Deficiência.